Projetos nas áreas de geologia, astronomia e saúde vencem Prêmio Maria Filina

25/11/2022 - 19:31  •  Atualizado 28/11/2022 12:47

A X Jornada Integrada de Extensão e Cultura teve seu último ato nesta sexta-feira, 25, com a entrega do Prêmio do Mérito Extensionista Maria Filina, em cerimônia realizada no Cine Metrópolis. Foram premiados cinco projetos de extensão da Universidade que se destacaram neste ano pela relevância e pelo impacto nas localidades onde estão inseridos. O prêmio contemplou um projeto em cada campus, além de um vencedor geral.

Os cinco trabalhos premiados foram: Soluções geológicas aplicadas para análise de caracterização de rochas e solos, coordenado pelo professor Éder Moreira (Alegre); Planetário de Vitória, coordenador pelo professor Sérgio Bisch (Goiabeiras); Atenção ao paciente queimado: uma abordagem multiprofissional na perspectiva do modelo biopsicossocial, coordenado pela professora Cíntia Santuzzi (Maruípe); Bebê que mama: orientações e cuidados na amamentação, coordenador pela professora Keila Mascarello (São Mateus); e Promoção de cuidados primários de saúde à comunidade, dos professores Pedro Fortes, Margarete Fortes e Ipojucan de Almeida (vencedor geral).

O primeiro lugar geral e os primeiros de cada campus receberam um notebook e um investimento de R$ 3 mil. Os demais projetos classificados para a última etapa receberam, também, o valor de R$ 3 mil como premiação.

Na foto, o professor Ipojucan recebe o prêmio das mãos do pró-reitor de Extensão, Renato Neto, e do reitor Paulo Vargas.

Na cerimônia estiveram presentes estudantes, servidores técnicos, professores e pró-reitores da Ufes, além do reitor, Paulo Vargas, que destacou o protagonismo que a Universidade vem conferindo às atividades de extensão nos últimos anos. Ele citou o período mais crítico da pandemia de covid-19 quando, apesar de todas as atividades de ensino e pesquisa do país serem afetadas, a Ufes registrou 150 novos projetos de extensão. "Mais uma vez, a Universidade se mostrou atuante através de suas ações extensionistas", disse. Segundo Vargas, já está em discussão no Conselho Universitário a ampliação de bolsas para os projetos.

Homenagem à professora Maria Filina Salles de Sá de Miranda, primeira pró-reitora de Extensão da Universidade, o prêmio é realizado desde 2014. Neste ano, a seleção teve 170 resumos de todos os campi inscritos. Composta por cinco avaliadores, dois internos e três externos (membros da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo – Fapes, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae e da Central de Comunidades do Espírito Santo), a banca selecionou 27 trabalhos para a etapa final, sendo cinco de Alegre, cinco de São Mateus, sete de Maruípe e dez de Goiabeiras.

Homenagens

Além da entrega dos prêmios, a Pró-Reitoria de Extensão homenageou cinco professores aposentados que coordenaram projetos de extensão na Ufes: Luiz Machado Filho (Centro de Ciências Humanas e Naturais – CCHN), Pedro Fortes (Centro de Ciências da Saúde – CCS), Tânia Prates (CCHN), Carlos Coelho (CCS) e Francisco Zaganelli (CCS). Também houve apresentação musical do grupo Educação e Música, coordenado pelo professor Gean Pierre Campos.

Segundo o pró-reitor de Extensão, Renato Neto, a Ufes já contabiliza mais de 800 atividades de extensão, estando presente em todos os municípios do Espírito Santo. "A extensão culmina numa melhor percepção do papel da Universidade na sociedade. Cada cidadão capixaba é de alguma forma impactado pela Ufes por meio das nossas atividades", afirmou.

A premiação integra a programação da Semana do Conhecimento 2022, evento que reúne projetos e atividades de pesquisa, ensino e extensão da Universidade. Neste ano, a Semana aconteceu de 21 a 25 de novembro, nos campi de Vitória, e continua nos campi de Alegre, dia 29, e de São Mateus, de 29 a 1º de dezembro. Haveria, ainda na programação da Jornada, o Sábado de Esportes e Lazer no dia 26, mas o evento foi cancelado devido ao mau tempo.

Texto e fotos: Leandro Reis