Proplan lança painel com dados sobre orçamento e indicadores da Ufes

24/11/2021 - 19:44  •  Atualizado 26/11/2021 10:16

Com o objetivo de divulgar e sistematizar informações relacionadas à execução orçamentária da Ufes, a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) lançou nesta quarta-feira, 24, o Painel Informativo Transparência e acompanhamento da gestão da Ufes por toda a sociedade.

Nele, qualquer pessoa terá acesso aos indicadores da Ufes. Nesse primeiro momento, estão disponíveis no painel informações sobre o planejamento e a execução do orçamento, e indicadores de desempenho acadêmicos dos cursos presenciais de graduação da Universidade.

“O Painel Informativo constitui mais uma importante ferramenta de transparência e governança da Ufes, possibilitando pesquisas e estudos técnicos que visem ao aperfeiçoamento de políticas públicas e acompanhamento da gestão universitária”, ressalta o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Rogério Faleiros.

O pró-reitor informa ainda que o painel estará em constante desenvolvimento e aperfeiçoamento. “As informações serão atualizadas constantemente e passarão por aprimoramento. A ideia é inserir dados gradativamente, ampliando o acervo de informações. Futuramente, pretendemos também, a partir deste painel, acompanhar as metas expressas no Plano de Desenvolvimento Institucional da Ufes 2021-30. São múltiplas as possibilidades que se abrem para que a sociedade possa visualizar nossas ações”, conclui.

Tópicos

O painel está dividido em dois tópicos. No primeiro, denominado Orçamento, estão disponíveis informações sobre despesas com pessoal, de custeio e investimentos. No tópico Indicadores Acadêmicos, são encontrados dados relacionados com o número de vagas oferecidas pela Universidade nos cursos presenciais de graduação, o número de matriculados e diplomados; as taxas de conclusão, de evasão, de retenção e de diplomados; o tempo médio de conclusão de cursos; entre outros.  A busca pelas informações poderá ser realizada por ano, por centro de ensino e por curso.

O Painel Informativo Transparência e acompanhamento da gestão da Ufes por toda a sociedade está disponível no site da Proplan e pode ser acessado por meio do link https://proplan.ufes.br/painel-informativo. Seu conteúdo foi desenvolvido pela Proplan, em parceria com os servidores Hilio Holz, da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), e Wili Piske Júnior, da Editora da Ufes.

A Proplan é o órgão da Reitoria responsável pela gestão das atividades relativas à elaboração, ao acompanhamento e à avaliação do planejamento institucional, bem como das áreas orçamentária e financeira da Ufes. Coordena a elaboração e as revisões do Plano Diretor Físico (PDI) e acompanha o seu desenvolvimento, submete o orçamento da instituição à apreciação do Conselho Universitário e atua como suporte na captação de recursos orçamentários e extraorçamentários.

Texto: Jorge Medina