Reitoria dialoga com entidade sobre acessibilidade

22/04/2021 - 19:29  •  Atualizado 23/04/2021 17:30

O reitor da Ufes, Paulo Vargas, e o vice-reitor, Roney Pignaton, receberam, nesta quinta-feira, 22, o coletivo Mães Eficientes Somos Nós, para dialogar sobre a inclusão de pessoas com deficiência na Universidade. O reitor reiterou o compromisso da Ufes com a acessibilidade plena e destacou que diversas iniciativas já estão sendo implementadas, visando criar condições para o melhor aproveitamento acadêmico dos estudantes em seu processo de formação, além de melhores condições de trabalho para os servidores.

A coordenadora do coletivo, Lucia Mara Martins, mãe de dois estudantes da Universidade que são assistidos pelo Núcleo de Acessibilidade da Ufes (Naufes), e outros participantes ressaltaram a necessidade de a instituição ampliar a atenção a esses alunos e defenderam o fortalecimento do Naufes e da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci).

Durante a reunião, também foi destacado o programa de reserva de vagas para acesso ao ensino superior, que neste ano completa 10 anos, e é parte de uma política de inclusão e acesso à universidade pública que a Ufes vem desenvolvendo.

O reitor, após ouvir todas as considerações, destacou que as ações previstas no Plano de Acessibilidade estão sendo desenvolvidas e enfatizou que a acessibilidade é uma construção não apenas física ou material, mas também cultural e atitudinal, por isso é um projeto que precisa ser abraçado pelo conjunto da comunidade universitária. Ele afirmou ainda que a reitoria e as pró-reitorias têm se colocado sempre disponíveis para o diálogo.

Participaram da reunião representantes das pró-reitorias de Assuntos Estudantis, de Graduação e de Planejamento, do Gabinete da Reitoria, do Naufes e do Diretório Central dos Estudantes (DCE).