Sead promove evento sobre a expansão da educação superior por meio da EaD

Nesta quinta-feira, 28, a Superintendência de Educação a Distância (Sead) promoverá um evento que dará início à discussão na Ufes sobre a necessidade de ampliar a oferta dos cursos de nível superior na modalidade de educação a distância (EaD) nas universidades federais. Com início às 15 horas, a palestra Expansão da Educação Superior por meio da EaD, ministrada pela reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Joana Angélica Luz. O evento, destinado toda a  comunidade universitária, será realizado de modo remoto, transmitido pelo canal Ufes Oficial no YouTube.

Segundo a superintendente de Educação a Distância da Ufes, Maria Auxiliadora Corassa, será apresentada uma análise do Plano de Expansão da EaD nas Universidades Federais, proposto pelo Ministério da Educação, a partir do que foi discutido no âmbito do Comitê de Orientação Estratégica (COE) para Elaboração de Iniciativas de Promoção à Expansão da Educação Superior por meio digital.

Corassa destaca a importância do papel do poder público como incentivador do desenvolvimento da modalidade EaD, por esta se constituir em um instrumento eficaz de democratização do acesso ao ensino superior e de opção de qualificação profissional: "Por meio da política de educação a distância, o programa de interiorização leva conhecimento a todas as regiões do estado, já que os polos interligam diversos municípios capixabas, que são nossos parceiros institucionais na oferta de ensino, pesquisa, formação e demais ações direcionadas ao conhecimento", conclui.

EaD na Ufes

Por meio da Sead, a Ufes oferece atualmente sete cursos de graduação: Biblioteconomia, Ciências Biológicas, Física, História, Letras Italiano, Pedagogia e Química, atendendo cerca de mil alunos por meio da utilização das tecnologias da informação e da comunicação, nos ambientes virtuais de aprendizagens (AVA), e, presencialmente, nos Polos de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e em outros espaços educativos.

Também são ofertadas as especializações em Gestão em Saúde, com cerca de 200 estudantes, além da especialização em Educação e Direitos Humanos, que terá início na próxima semana, com cerca de 300 alunos.

Texto: Nábila Corrêa

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)