Semana de estreias no Metrópolis e sessão especial com atores. Confira a programação

12/05/2022 - 12:20  •  Atualizado 13/05/2022 16:39

O Cine Metrópolis terá uma programação intensa nesta semana. Haverá uma sessão especial de pré-estreia, com a participação de parte do elenco em um bate-papo após a sessão, a realização do simpósio Cais+Arte, além de três novos filmes que entram na programação.

O evento de destaque será a pré-estreia do filme O Pai da Rita. O longa dirigido por Joel Zito Araújo terá estreia nacional na semana que vem, mas o público capixaba pode conferir a obra de antemão nesta sexta-feira, 13, às 20 horas, no Cine Metrópolis. Além da exibição inédita, a sessão será seguida de um bate-papo no qual estarão presentes os atores Ailton Graça e Elisa Lucinda.

Além do bate-papo, na terça-feira, 17, às 19 horas, o Cine Metrópolis abre as portas para a conferência de abertura do simpósio Cais+Arte, que debate soluções e desafios para a conclusão do Cais das Artes. Estarão presentes no evento o reitor da universidade, Paulo Vargas, e o secretário estadual de Cultura, Fabrício Noronha.

Por fim, a programação do cinema também conta com três novidades: o longa francês Paris, 13º Distrito; o filme infantil brasileiro Meu Amigãozão; e a sessão conjunta das obras Pão e Gente e A Máquina Infernal. A programação completa, com as datas e horários de exibição, estão disponíveis no fim desta matéria.

O Cine Metrópolis está localizado no campus de Goiabeiras, no Centro de Vivência. O ingresso custa R$ 16 ou R$ 8 (a meia tarifa), com entrada franca para estudantes da Ufes que apresentarem carteira ou comprovante de matrícula e documento com foto. O pagamento poderá ser feito por dinheiro ou PIX (27 99950-5061). Mais informações estão disponíveis no site https://cinema.ufes.br/.

Confira abaixo a programação completa para o período de 12 a 18 de maio:

A MESMA PARTE DE UM HOMEM (Brasil, 2020, 99’)

Sinopse: Renata vive isolada no campo com sua filha adolescente e o marido, concebendo o medo como um sentimento corriqueiro. A chegada de um estranho desperta nela o desejo por tudo o que estava adormecido. Prêmio Helena Ignez de destaque feminino na 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes.

Exibição: 16 horas, quinta-feira (12) e segunda-feira (16); 18h10, sábado (14) e domingo (15); 13 horas, quarta-feira (18).
Não recomendado para menores de 16 anos.

O PAI DA RITA (Brasil, 2022, 101’)

Sinopse: Roque e Pudim, compositores da velha guarda da Vai-Vai, partilham uma quitinete, décadas de amizade, o amor por sua escola de samba e uma dúvida do passado: o que aconteceu com a passista Rita, paixão de ambos. O surgimento de Ritinha, filha da passista, ameaça desmoronar essa grande amizade.

Exibição: pré-estreia sexta-feira (13), às 20 horas, com a participação dos atores Elisa Lucinda e Ailton Graça.
Não recomendado para menores de 16 anos.

PARIS, 13º DISTRITO (França, 2021, 105’)

Sinopse: Paris, 13º arrondissement, bairro de Olympiades. Emilie encontra Camille, que se sente atraída por Nora, que acaba cruzando caminhos com Amber. Três mulheres e um homem. Eles são amigos, às vezes amantes, frequentemente os dois.

Exibição: 20h, quinta-feira (12), segunda-feira (16) e quarta-feira (18); 18h10, sexta-feira (13); 16h, terça-feira (17).
Não recomendado para menores de 16 anos.

SESSÃO CONJUNTA: PÃO E GENTE (Brasil, 2020, 60’) e A MÁQUINA INFERNAL (Brasil, 2021, 30’)

Sinopse: sessão conjunta com dois filmes que tematizam o trabalho. A fábula A Máquina Infernal, curta de 30 minutos, teve sua premiére no Festival de Locarno em 2021. Pão e Gente é uma adaptação para o cinema de um texto de Bertolt Brecht.

Exibição: 18h10, quinta-feira (12), segunda-feira (16), quarta-feira (18); 16h, sexta-feira (13); 13h, segunda (16) e terça-feira (17).
Não recomendado para menores de 12 anos.

MEU AMIGÃOZÃO (Brasil, 2022, 77’)

Sinopse: Yuri, Lili e Matt se preparam para um dia especial e muito aguardado. Mas os sonhos da turma vão por água abaixo quando descobrem que os pais mudaram os planos e agora vão juntos para uma mesma colônia de férias, com várias crianças que eles nunca viram.

Exibição: 16 horas, sábado (14) e domingo (15).

Texto: Vinícius Fontana