Semana de Estudantes do Direito abordará temas como violência, racismo e migração

03/12/2021 - 18:27  •  Atualizado 01/11/2022 09:23

Estudantes do curso de Direito da Ufes realizam a partir de segunda-feira, 6, a Semana de Estudantes de Direito, que terá atividades até 10 de dezembro. O evento é organizado pelo Centro Acadêmico Roberto Lyra Filho (CARLF), com atividades on-line.

A abertura do evento será no dia 6, às 9 horas, com a presença do reitor da Ufes, Paulo Vargas; da secretária estadual de Direitos Humanos, Nara Borgo; e do deputado federal Helder Salomão. O evento é aberto a todos os interessados, sejam da comunidade interna ou externa à Ufes, e terá transmissão pelo canal do YouTube do CARLF.

O evento vai homenagear o professor Thiago Fabres de Carvalho, que faleceu em fevereiro de 2020. Conforme o estudante do curso de Direito e um dos organizadores da Semana, Hilquias Crispim, “o professor Thiago Fabres foi um defensor dos direitos humanos e, em especial, suas pesquisas, reflexões e lutas denunciavam permanentemente a criminalização da pobreza, o racismo e o encarceramento em massa. Debater esses temas é preservar a memória e promover outras reflexões rumo à superação das desigualdades sociais em nosso país”.

A programação segue nos próximos dias com mesas interdisciplinares que debaterão, entre outros temas, violência contra a mulher, racismo, saúde, migração, meio ambiente e direitos LGBTQIA+. As conferências começam sempre às 19 horas, com exceção da sexta-feira, 10, cujo início será às 9 horas. A programação completa está disponível no perfil do Centro Acadêmico no Instagram.

A inscrição custa R$ 20 e pode ser feita por meio do formulário disponível on-line, sendo que pessoas que cumpram os requisitos previstos podem solicitar a isenção da taxa. Quem se inscrever e assistir aos eventos terá direito a certificado de 30 horas.

Thiago Fabres de Carvalho

Thiago Fabres de Carvalho iniciou sua formação acadêmica no curso de Direito da Universidade Vila Velha (UVV), em 1999. Depois tornou-se mestre e doutor em Direito pela Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos) e também pós-doutor em Criminologia pela Universität Hamburg (Alemanha).

Publicou diversas pesquisas com ênfase nas Ciências Criminais, Filosofia do Direito, Sociologia Jurídica e Teoria do Direito e do Estado, atuando profissionalmente nas áreas da criminologia, Direito Penal, processo penal, segurança pública e teoria dos direitos fundamentais e democracia. Atuou como professor do Departamento de Direito da Ufes e integrava o quadro de docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação em Direito Processual (PPGDIR/Ufes), além de participar de diversas atividades relacionadas ao Direito.

Texto: Vinícius Fontana