Semana do Conhecimento prossegue esta semana nos campi de Alegre e São Mateus

28/11/2022 - 12:21  •  Atualizado 29/11/2022 17:19

A Semana do Conhecimento 2022 continua esta semana nos campi da Ufes em Alegre e em São Mateus. Nesta terça-feira, 29, o campus de Alegre recebe centenas de estudantes que participarão da Mostra de Profissões, que será realizada das 8 às 17 horas.

A Mostra possibilita que estudantes do ensino fundamental e médio, além da comunidade em geral, conheçam mais sobre os cursos oferecidos pela Universidade. Durante o evento em Alegre, os estudantes poderão conhecer um pouco mais sobre os cursos de Agronomia, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Engenharia Industrial Madeireira, Engenharia Química, Medicina Veterinária, Zootecnia, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Farmácia, Física. Geologia, Matemática, Nutrição, Química e Sistemas de Informação ofertados no campus. A programação inclui apresentação dos projetos desenvolvidos pelos cursos, visitas guiadas aos laboratórios e palestra sobre o ingresso na Ufes.

Já no campus de São Mateus, a partir das 13 horas, será realizada na quadra poliesportiva a Jornada de Iniciação Científica, Inovação e Pós-Graduação, com apresentações de pesquisas desenvolvidas por estudantes. O evento prossegue na quarta-feira, dia 30, com outras atividades, como visitas ao Herbário, ao Jardim Botânico Palmarum e à Fazenda Experimental; aulão de forró e palestra sobre o Forró Raiz, Patrimônio Cultural Imaterial de São Mateus; mesa redonda com coordenadores dos cursos de pós-graduação e relato de experiência de egressos dos cursos de pós-graduação da Ufes em São Mateus; e lançamento do livro Peixes e crustáceos do Parque Estadual de Itaúnas, produzido por pesquisadores da Ufes, da ONG Ekobé e do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

A Semana do Conhecimento 2022 teve início no dia 21 de novembro e está sendo realizada em datas diferentes em cada campus: entre os dias 21 e 26 de novembro, ocorreu nos campi de Goiabeiras e de Maruípe. No dia 22, o campus de Alegre também realizou a Jornada de Iniciação Científica, Inovação e Pós-Graduação e a Jornada de Extensão e Cultura. Agora, o evento prossegue nesta terça em Alegre, e até o dia 1º de dezembro no campus de São Mateus, quando serão realizadas a Mostra de Profissões e a Jornada de Extensão e Cultura.

Esta edição da Semana marca o retorno da programação ao formato presencial, após duas edições realizadas virtualmente devido à pandemia de covid-19.

Democracia e inclusão

Parte da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a Semana do Conhecimento tem como tema Diálogos e saberes para uma sociedade democrática e inclusiva.

A programação detalhada de cada um dos eventos da Semana do Conhecimento está disponível em um hotsite, posicionado no canto superior direito do portal da Ufes.

Coordenadora da Comissão Organizadora da Semana do Conhecimento, a professora Liliana Barros destaca a volta do evento ao modo presencial e sua contribuição para reafirmar a importância da universidade pública. "Apesar da pandemia, o conhecimento não parou. Ao contrário, foi mais fomentado e valorizado, e queremos compartilhar os produtos gerados na Ufes de forma a incentivar os estudantes a continuarem sua caminhada rumo a uma universidade pública, gratuita, de qualidade e inclusiva", afirma.

Texto: Thereza Marinho e Leandro Reis