Seminário debaterá os aspectos formativos e profissionais dos estágios nos cursos de graduação

14/04/2021 - 19:41  •  Atualizado 19/04/2021 09:52

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) promoverá na próxima segunda-feira, 19 de abril, o seminário on-line Estágios nos cursos de graduação, para debater sobre os aspectos formativos e profissionais dos estágios obrigatórios e não obrigatórios. Segundo a pró-reitora de graduação, Cláudia Gontijo, a mesa que dará início ao evento abordará os estágios considerando aspectos educativos essenciais para a formação de profissionais, aspectos legais que envolvem a oferta dos estágios e também os aspectos pedagógicos. Essa primeira parte do Seminário, aberta ao público em geral, será transmitida das 9 às 11 horas, pelo canal UfesOficial, no YouTube.

Participarão da abertura do evento, às 9 horas, o reitor Paulo Vargas, a pró-reitora Cláudia Gontijo e a diretora de Apoio Acadêmico, Denise Assafrão. Logo após, terá início a mesa com questões sobre estágios curriculares, com a presença da palestrante Maria Socorro Lima, pesquisadora da Universidade Estadual do Ceará (Uece), que possui experiência em Didática e Estágio Supervisionado. Também participarão do evento representantes da Coordenação de Estágio e da Diretoria de Desenvolvimento Pedagógico, ambos da Prograd.

O debate terá continuidade em duas sessões, a primeira realizada na tarde do dia 19 e a segunda, no dia 20 de abril, dirigidas a representantes dos centros de ensino da Ufes: coordenadores de colegiados de curso, coordenadores de estágios, diretores de centros, discentes e técnicos envolvidos nas atividades dos colegiados dos cursos.

Segundo Cláudia Gontijo, o objetivo dessa iniciativa é discutir novas contribuições para as propostas de resoluções de estágios obrigatórios e não obrigatórios, elaboradas com a participação das câmaras locais de graduação: "É um evento muito importante, que retoma as discussões sobre o tema, iniciadas em 2019, e que irá contribuir para a redefinição da política de estágios na Ufes", conclui a pró-reitora.

Texto: Nábila Corrêa