Seminário Ibero-americano sobre processo de criação abre inscrições para ouvintes

19/11/2020 - 17:50  •  Atualizado 23/11/2020 18:58

Pessoas interessadas em participar, como ouvintes, do Poéticas ES: Seminário Ibero-Americano sobre Processo de Criação têm até o dia 25 de novembro para se inscrever, mediante preenchimento do formulário disponível em https://cutt.ly/fg8hb4X. O evento acontece entre os dias 2 e 4 de dezembro, em formato virtual, com transmissão ao vivo das mesas, conferências e comunicações por meio do YouTube.  A inscrição é gratuita, e os ouvintes selecionados vão receber, por e-mail, a validação da inscrição. A efetiva participação dos inscritos a, pelo menos, 70% das atividades do evento dá direito a certificado. Veja a programação completa no arquivo anexado abaixo

O Poéticas é um evento bienal organizado pelo Laboratório de Pesquisa e Extensão em Artes (LEENA), pelo Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA), ambos da Ufes, e por parceiros nacionais e internacionais. Em sua décima edição, o seminário abordará o tema Artes em Tempos de Pandemia, visando ampliar o debate acadêmico, especialmente no que diz respeito ao estado da arte durante e após a pandemia do novo coronavírus, promovendo o avanço acadêmico dos estudos nas artes e na literatura nos países de línguas portuguesa e espanhola.

“Nesta edição em especial, buscamos compreender como os estudos do processo criativo podem colaborar para minimizarmos os impactos nefastos que alteram nossa realidade. Compreendemos que este Seminário coloca a Ufes no contexto internacional de investigação do processo de criação, sendo fundamental para o PPGA consolidar seu papel fomentador da ampliação desses estudos dos documentos do processo de criação nas artes plásticas no Brasil”, explica Aparecido José Cirillo, coordenador do PPGA e presidente da comissão organizadora do Poéticas 2020. O PPGA é o único programa de mestrado em Artes do Espírito Santo.

Palestrantes

Para discutir como a arte se instaura nos períodos de pandemia e como será a sobrevida da arte e das práticas culturais no pós-pandemia, o PPGA e o LEENA se uniram ao Laboratório de Pesquisa em Teorias da Arte e Processos em Artes (LabArtes/Ufes), à Universidade de Buenos Aires (Argentina), ao Institut des Textes et Manuscrites Modernes (França), à Universidad de Granada (Espanha), à Faculdade de Bellas Artes da Universidade de Lisboa, ao Instituto Politécnico de Viseu, à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) para convidar pesquisadores da arte e do processo criativo a enviar suas pesquisas sobre as interações da ação criadora pelos diversos modos de suas manifestações nos mais diferentes meios, principalmente após o impacto da pandemia.

Assim, estão dentre os palestrantes os professores brasileiros Renata Bittencourt, do Instituto Moreira Salles (IMS); Roberto Conduru, da Southern Methodist University; Cecilia Salles, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); e Magali Sehn, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). De Portugal, participam os professores Rui Macário, do Projecto Património, Viseu; Isabel Sabino, da Faculdades de Bellas Artes da Universidade de Lisboa; e Cláudia Matoos, do Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes da Universidade de Lisboa.

O Poéticas ES: Seminário Ibero-Americano sobre Processo de Criação conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Dúvidas e outras informações sobre o evento podem ser acessadas pelo e-mail poeticasppga@gmail.com.

Texto: Adriana Damasceno