Seminário virtual aborda iniciativas pedagógicas que dialogam com questões ambientais. Inscrições abertas

05/06/2024 - 15:21  •  Atualizado 07/06/2024 16:11
Texto: Nábila Corrêa     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Logomarca do projeto, com um desenho de um mangue e caranguejos vermelhos andando em um tereno

Neste mês de junho, em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Projeto de Extensão Narradores da Maré promove o II Seminário Pesquisa, Extensão e Ensino nas Redes Educativas com outras Ecologias. Transmitido no formato de lives, no canal do Projeto no Youtube, a iniciativa conta com a participação de convidados que desenvolvem atividades de ensino, pesquisa, extensão e formação de professores, com engajamento nas políticas públicas de educação.

De acordo com os organizadores do evento, o objetivo é compartilhar possibilidades teórico-metodológicas, pedagógicas, éticas, estéticas e políticas que dialoguem com as educações ambientais e as ecologias dos cotidianos escolares e da vida comunitária e suas relações com as questões étnico-raciais. 

Estudantes, professores da Educação Básica, da graduação, da pós-graduação e demais interessados podem se inscrever pelo formulário informado na página do projeto no Instagram e acompanhar as próximas lives de 5 a 25 de junho, sempre a partir das 19 horas. Os participantes terão direito a certificado de dez horas.

Além do projeto Narradores da Maré, participaram da realização do seminário o grupo de pesquisa Territórios de Aprendizagens Autopoiéticas (Centro de Educação) e o grupo de pesquisa Ecologias do Narrar (Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro), contando ainda com o apoio das redes educativas e outras parcerias.

Atuando há quase uma década, o Projeto de Extensão Narradores da Maré tem o objetivo de registrar, acompanhar e problematizar as práticas cotidianas de comunidades que vivem e sobrevivem dos manguezais capixabas, por meio de narrativas, fotografias, vídeos e de práticas pedagógicas dialógicas e coletivas, criando assim movimentos de pesquisa e formação de professores.

Confira abaixo a programação do Seminário:

Mulheres Quilombolas – territórios de existências negras femininas

Data: 5 de junho
Horário: de 19h a 20h 
Palestrante: Selma dos Santos Dealdina (Conaq) 

Conversas com a Pedagogia das Encruzilhadas 

Data: 10 de junho
Horário: de 15h a 16h 
Palestrante: Luiz Rufino (UERJ)

Live com estudantes indígenas

Data: 11 de junho
Horário: de 16h a 17h 
Palestrantes: estudantes indígenas Cleideane Ozório e Guilherme Lima (Coletivo “Ufes Terra Indígena”)

Educação Indígena e Educação Escolar Indígena e a Lei 11.645/2008

Data: 17 de junho
Horário: de 19h a 20h 
Palestrantes: professores indígenas Gefferson Pereira Marques (PPGPE e Secretaria de Educação de Aracruz) e Jocelino Tupinikim (Secretaria de Educação de Aracruz)

Religiões de matrizes africanas, natureza, Lei 10.639/2003 e redes educativas

Data: 18 de junho
Horário: de 19h a 20h 
Palestrantes: Lavinia Coutinho Cardoso (Secretaria de Educação de Vitória) e Iljorvânio Silva Ribeiro (Secretaria de Estado da Educação)

Imagens narrativas do Racismo Ambiental

Data: 24 de junho
Horário: de 19h a 20h 
Palestrantes: Soler Gonzalez (Pedagogia/Ufes), Andreia Teixeira Ramos (Ufes), Luiz Henrique (Geografia/Ufes), Débora Silva Rabelo (Ciências Biológicas/Ufes) e Yago Oliveira dos Santos (PPGG e Secretaria de Estado da Educação)

Educação Ambiental Antirracista 

Data: 25 de junho
Horário: de 19h a 20h 
Pré-Lançamento de livros: Tambores de Congo nos cotidianos escolares, por Andreia Teixeira Ramos, e Educação ambiental autopoiética na Baía de Vitória (ES), por Soler Gonzalez
Palestrantes: Soler Gonzalez (Pedagogia/Ufes) e Andreia Teixeira Ramos (Pedagogia/Ufes)

 

Categorias relacionadas