Sucesso há mais de duas décadas, monólogo de Elisa Lucinda chega ao Teatro Universitário

24/08/2023 - 15:19  •  Atualizado 25/08/2023 18:22

Sucesso nos palcos brasileiros e internacionais há mais de 20 anos, o espetáculo Parem de Falar Mal da Rotina, de Elisa Lucinda, chega ao Teatro Universitário para três apresentações. A atriz e poeta capixaba apresenta o monólogo nesta sexta-feira, 25, e no sábado, 26, às 20 horas; e no domingo, 27, às 19 horas. Os ingressos estão à venda no site Le Billet e na bilheteria do teatro, até sexta, das 14 às 19 horas.

Dirigida por Geovana Pires, a peça aborda o cotidiano como uma fonte inesgotável de criatividade, desafiando a ideia de monotonia que, em geral, é atribuída à rotina. Poeta reconhecida, com 19 livros publicados, Elisa Lucinda utiliza sua verve poética para contar histórias e convidar o público a refletir sobre aspectos aparentemente óbvios de suas próprias vidas – mas que, no turbilhão do cotidiano, escapam a um olhar mais atento.

“A peça nasceu das inúmeras lições que a natureza nos ensina todo dia. A grande lição é a capacidade de estreia que faz tudo na natureza acontecer de forma espetacular diariamente: o nascer do sol, o pôr do mesmo sol, o céu, a chuva, as estrelas, os ventos e as tardes. A natureza ensina a toda gente, mas, às vezes, alunos distraídos que somos, não vemos o lindo óbvio que ela nos oferece e as dicas que ela pode nos dar na condução de nossa vida diária”, diz a atriz.

Além das histórias e dos versos entoados por Lucinda, a peça diverte também por conta da interatividade com a plateia, aspecto que confere ao espetáculo um teor de imprevisibilidade. Ao fim da sessão, a atriz costuma perguntar ao público quem já viu a peça. Não é raro que boa parte da audiência levante a mão.

A apresentação tem o apoio da Ufes por meio da Secretaria de Cultura da Universidade (Secult).

Formada na Ufes

Formada em Comunicação Social – Jornalismo na Ufes, Elisa Lucinda publicou livros de poesia e prosa, como o romance Quem me leva para passear, finalista do Prêmio Jabuti 2022. Com carreira extensa na televisão e no cinema, a atriz recebeu o Prêmio Especial do Júri no tradicional Festival de Cinema de Gramado, em 2020. No ano seguinte, assumiu a cadeira de Olavo Bilac na Academia Brasileira de Cultura. Recentemente, estrelou a novela Vai na Fé, da Rede Globo, vivendo a personagem Marlene.

Texto: Leandro Reis