Teatro Universitário recebe peça com Mel Lisboa neste final de semana

17/08/2023 - 16:44  •  Atualizado 17/08/2023 16:44

Vista por mais de 45 mil pessoas, a peça Misery – Louca Obsessão vem pela primeira vez a Vitória neste fim de semana, com duas apresentações gratuitas. O espetáculo estrelado por Mel Lisboa, Marcelo Airoldi e Alexandre Galindo ocupa o palco do Teatro Universitário no sábado, 19, às 20 horas, e no domingo, 20, às 17 horas. Os ingressos já estão esgotados

Baseada no romance homônimo de Stephen King, a peça tem direção de Eric Lenate, que construiu a montagem a partir do roteiro do escritor William Goldman, responsável também pelo texto do filme lançado em 1990, ao contrário das montagens anteriores realizadas no Brasil.

A peça conta a história de Paul Sheldon (Marcello Airoldi), um famoso escritor reconhecido pela série de best-sellers protagonizados pela personagem Misery Chastain. Após sofrer um grave acidente de carro, Paul é resgatado pela enfermeira Annie Wilkes (Mel Lisboa). Autointitulada a principal fã do autor, Annie se revolta com o desfecho trágico da personagem Misery, descoberto em um manuscrito de Sheldon, e o submete a uma série de torturas e ameaças.

Montagem

Misery já foi adaptado para o teatro a partir do roteiro de Goldman em dez países, entre eles Alemanha, Áustria, Nova Zelândia e Canadá. A nova montagem brasileira traz um olhar contemporâneo para a obra, segundo o diretor Eric Lenate. Ele optou por um cenário circular, que esconde algumas partes sempre que mostra outras, uma transformação cênica que causa uma certa sensação de ilusão de ótica no público.

“A personagem da enfermeira Annie Wilkes, obcecada pelo escritor Paul Sheldon, sempre foi retratada no teatro e no cinema de forma estereotipada, como louca e histérica, enquanto Paul ocupava sempre o papel de vítima. Procuramos, nesta montagem, trazer uma Annie mais esférica, olhar para dentro dela e ampliar as possíveis leituras desta obra para além daquela que coloca o gênero feminino no lugar da instabilidade trágica que precisa ser comandada pelo masculino”, comenta Lenate.

Misery estreou em 2022 no Teatro Porto, em São Paulo, e conquistou o Prêmio Cenym, da Academia de Artes no Teatro do Brasil (ATEB), nas categorias de melhores Sonoplastia e Qualidade Técnica. Além disso, foi indicada ao Prêmio Bibi Ferreira nas categorias de melhores Peça, Atriz, Ator, Direção e Cenografia. Trata-se do terceiro espetáculo do projeto Diversão e Arte, patrocinado pela ArcelorMittal por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (MinC).

Com informações e foto da WB Produções