Ir para o conteúdo
GovBR

Tribunal de Contas da União busca parceria da Ufes para estimular a participação cidadã nas ações da entidade

25/03/2025 - 18:54  •  Atualizado 27/03/2025 12:00
Texto: Thereza Marinho
Compartilhe
Foto dos participantes da reunião em pé, na sala de reuniões da Reitoria

Aproximar o Tribunal de Contas da União (TCU) da sociedade em geral, motivando a participação cidadã nas ações da entidade, e contar com a parceria da Ufes neste processo. Este foi o propósito da reunião realizada nesta terça-feira, 25, entre os representantes da Secretaria do TCU no Espírito Santo e o reitor Eustáquio de Castro, com a participação de representantes da entidade não governamental Transparência Capixaba.

O secretário do TCU, Leonardo Ferreira, afirmou que ter o cidadão como centro das decisões é uma das principais diretrizes da nova gestão do órgão. “Com isso, queremos fortalecer a colaboração dos brasileiros no acompanhamento e controle das políticas públicas e orientar sobre práticas de participação cidadã em fiscalizações e atividades relacionadas ao controle externo”, explicou.

Ferreira também ressaltou a disposição da nova gestão em se aproximar de outras instituições, como universidades, poderes públicos e gestões municipais. Ele lembrou que uma das ações, a Força-Tarefa Cidadã (que seleciona voluntários para colaborar com a fiscalização de obras de escolas e creches inscritas no Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação), realizada com o apoio da Ufes, já recrutou 128 voluntários no Estado.

“Fico muito feliz de, já nesta ação, termos conseguido um número tão expressivo de voluntários. O Espírito Santo é o estado que tem o maior número de voluntários no Brasil, o que mostra a conscientização do capixaba”.

Outra iniciativa do TCU é a consulta pública nacional Como estão as pontes por onde você passa?, lançada para coletar informações sobre a qualidade e a segurança das pontes existentes nas rodovias federais, identificando situações de risco. A consulta está em andamento e ficará aberta até 15 de abril.

Foto dos participantes da reunião em torno da mesa, na sala de reuniões

O secretário do TCU no Espírito Santo também se colocou à disposição para ministrar palestras para a comunidade acadêmica sobre a atuação do órgão, suas competências e resultados alcançados, além da importância da atuação do cidadão na fiscalização dos gastos públicos.

Canais de escuta

Para o reitor da Ufes, a iniciativa do TCU é extremamente importante. “Essa aproximação é bem-vinda, nós temos que interagir enquanto setor público, estabelecer parcerias, cada um dentro de suas competências”, disse.

Ele também destacou que a Universidade está empenhada em criar novos canais de escuta, com o objetivo de promover maior interação com a comunidade acadêmica e com a população. “Além de ouvir as pessoas, esses canais nos permitem divulgar nossas ações e prestar contas à sociedade”, completou o reitor.

A diretora de Governança, Controles Internos e Integridade da Ufes, Fabíola Bastos complementou: “Isso nos permite promover uma avaliação dos serviços prestados para que isso seja um instrumento de aprimoramento das práticas de trabalho”. Ela adiantou que um desses canais será um espaço de acolhimento e escuta qualificada para pessoas em situação de assédio e discriminação.

Engajamento

O diretor de Relações Interinstitucionais da Ufes, Gustavo Cardoso, elogiou a iniciativa do TCU e destacou a disposição da comunidade acadêmica para contribuir com a participação cidadã. “Pela nossa natureza, temos uma estrutura onde há uma participação muito ativa, um engajamento, dos estudantes e dos servidores técnicos e docentes. Esse é um know how que as universidades têm e que pode contribuir muito para essa diretriz do TCU”, disse.

Por fim, a diretora executiva da Transparência Capixaba, Adila Damiani, ressaltou que a entidade também encaminhou uma minuta de cooperação técnica a ser firmada com a Ufes: “Só conseguimos essa situação de boa governança no Estado por conta da união das instituições. Queremos retomar essa parceria com a Ufes, inclusive para o desenvolvimento de ações de capacitação”, afirmou.

Também participaram da reunião nesta terça-feira a chefe de Gabinete da Reitoria, Ana Paula Bittencourt, a auditora federal de Controle Externo do TCU, Paula Bressanelli, e a supervisora de Pesquisa e Comunicação da Transparência Capixaba, Natallie Cervieri.

Fotos: Thereza Marinho

Categorias relacionadas
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.