TV Ufes: saiba como é realizado o procedimento para a doação de sangue animal

19/01/2022 - 16:14  •  Atualizado 21/01/2022 18:57
Compartilhe

Assim como acontece com os humanos, a transfusão de sangue pode salvar a vida de muitos pets. O procedimento, quase sempre realizado em casos de emergência, pode reverter quadros de hemorragia ou anemias graves provocadas por doenças, por exemplo.

Para tirar dúvidas sobre o assunto, a TV Ufes preparou uma reportagem sobre quais regras devem ser seguidas para que um pet possa doar sangue e quais são os protocolos envolvidos no procedimento. Clique aqui e assista à reportagem.

De acordo com a médica veterinária Débora Pozzato, do Hospital Veterinário da Ufes (Hovet), são necessários exames laboratoriais prévios e testes de compatibilidade entre os animais para que se possa minimizar reações adversas no animal receptor.

Cães e gatos jovens ou adultos e em bom estado de saúde podem ser doadores de sangue. No caso de fêmeas, os animais não podem estar gestantes nem lactantes. A doação não envolve custos para o doador. Para os tutores do animal receptor, pode haver custos com exames laboratoriais, transporte e armazenamento do material.

Sobre a TV Ufes

A TV Ufes está no ar no Canal 13 da Claro, e a programação também está disponível no canal TelevisaoUfes, no Instagram e no Facebook. Sugestões de pauta podem ser enviadas para o e-mail tvufes@ufes.br.


 

Texto: Camila Fregona
Edição: Thereza Marinho