Ufes 68 anos: Exposição de fotos e readequação dos espaços da Biblioteca Central

05/05/2022 - 17:47  •  Atualizado 01/11/2022 09:16

A Administração Central da Ufes abriu, nesta quinta-feira, 5, a exposição Ufes 68 anos, montada no hall do andar térreo da Biblioteca Central, no campus de Goiabeiras, em comemoração ao aniversário da Universidade. Durante a cerimônia, também foi descerrada a placa que marca a entrega das obras de readequação dos espaços internos da Biblioteca.

A exposição é composta por 40 imagens que mostram a trajetória da Ufes desde a sua fundação, como as primeiras construções do campus de Goiabeiras, a expansão para o interior, as pesquisas e a relação da Universidade com a sociedade por meio de projetos de extensão e festivais de arte e música.

Organizada pelas equipes da Superintendência de Comunicação (Supec), da Biblioteca Central e da Galeria de Arte Espaço Universitário, a mostra ficará na Biblioteca durante todo o mês de maio. Depois, será levada para os outros campi. A visitação é gratuita e aberta ao público. A Biblioteca Central funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 21 horas, e aos sábados, das 7 às 13 horas.

Melhorias na Biblioteca

A entrega oficial das obras de readequação realizadas na Biblioteca Central também fez parte das comemorações. Desde o início deste ano, usuários e usuárias que vão até o local encontram um prédio reformado e modernizado, com diversas melhorias, como a troca do piso; um novo setor com tecnologia assistiva para atender pessoas com deficiência; computadores novos e modernos; e sistema de climatização, sinalização dos ambientes e rede elétrica modernizados; além de melhorias na infraestrutura, na área administrativa e na segurança do prédio.

O diretor da Biblioteca Central, Fábio Medina, destacou que o momento difícil do isolamento social imposto pela pandemia, com a necessidade de fechar o espaço para o público, foi transformado em algo positivo, com a realização das obras. “Nossa biblioteca merecia um espaço mais adequado e aprazível para alunos, professores, técnicos e a comunidade em geral. Faço questão que esta biblioteca esteja disponível e acessível a todos e todas que queiram fazer uso desse espaço, que é público, gratuito, de qualidade e de todos nós”, destacou.

Na foto acima, da esquerda para a direita: Alessandro Mattedi; Roney Pignaton; Fábio Medina e Paulo Vargas.

O superintendente de Infraestrutura, Alessandro Mattedi, reafirmou a importância das obras. “A Biblioteca representa muito para nossa comunidade. Essa entrega é um momento de alegria que vem celebrar o aniversário da nossa Universidade, mas também o retorno presencial. Nós temos muitos outros desafios, mas vamos conseguir superá-los e dar melhores condições para nossa comunidade”.

Assista à matéria produzida pela TV Ufes sobre a readequação do espaço interno da Biblioteca Central.

O vice-reitor, Roney Pignaton, afirmou que a reabertura da Biblioteca ao público, com todas as melhorias realizadas, tem um simbolismo importante neste retorno das aulas presenciais. “Passamos dois anos trabalhando intensamente, ainda que de forma remota. A biblioteca é o símbolo de qualquer universidade, é o ponto fundamental de qualquer instituição de ensino, e temos trabalhado para que sua importância seja visível e palpável, mensurada com base em sua estrutura”, disse.

Ele destacou ainda que a Administração Central também está trabalhando na reestruturação do telhado da biblioteca do campus de São Mateus. “Era uma demanda de anos. Conseguimos viabilizar recursos e um projeto que atende a todas as necessidades da biblioteca de São Mateus”, afirmou.

Novas ações

O reitor Paulo Vargas também comemorou a entrega das melhorias e já anunciou a intenção de realizar outras intervenções no espaço: “Desde que assumimos a gestão, definimos um conjunto de prioridades do ponto de vista de investimentos e melhorias das estruturas da Universidade, e foram incluídas no rol dessas prioridades tanto a Biblioteca Central, do campus de Goiabeiras, quanto a biblioteca do campus de São Mateus. E aqui na Biblioteca Central pretendemos continuar investindo; fizemos essa parte da readequação interna, mas também pretendemos recuperar a parte externa – a fachada”.

Ele destacou ainda a atenção dada ao acervo mantido no local: “Temos tido todo o cuidado em relação ao acevo da Universidade e à disponibilização de bases bibliográficas digitais que aumentem a possibilidade de acesso à informação por toda a comunidade universitária. Essa é uma parte pouco visível, mas é igualmente importante. Então, é uma alegria muito grande poder ter concluído esta etapa desse trabalho na Biblioteca Central e poder comemorar os 68 anos da Universidade com mais esta realização, porque são 68 anos de história em que tivemos a possibilidade de formar diversas gerações de profissionais e de cidadãos e, com certeza, muitos dependeram desse espaço para viabilizar seus estudos”.

Na ocasião, o reitor agradeceu a todos que contribuíram para a realização das obras de readequação, em especial à equipe da Superintendência de Infraestrutura, que “tem feito um trabalho intensivo de recuperação física da Universidade e não tem medido esforços para alcançar esses objetivos”.

Texto: Thereza Marinho
Fotos: Jorge Medina e Fábio Medina (foto da fachada do prédio)