Ufes abre seleção para professores substitutos com reserva de vagas. Veja como se inscrever

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) divulgou edital de processo seletivo unificado para professores substitutos. Serão ofertadas, ao todo, 20 vagas. Essa é a primeira seleção de acordo com a nova regulamentação para vagas reservadas, normatizada na Resolução Cepe/Ufes nº 66/2023, que prevê reserva de vagas de 20% para pessoas pretas e pardas (PPP) e de 20% para pessoas com deficiência (PcD) em concursos públicos para docentes efetivos e seleções para contratação temporária de professores substitutos e visitantes. 

As inscrições para a seleção do Departamento de Terapia Ocupacional estão abertas e prosseguem até esta quarta-feira, 7. Já o Departamento de Ciências Contábeis receberá inscrições de 23 a 29 de fevereiro. Os interessados nas demais vagas poderão se inscrever no período de 7 a 16 de fevereiro. Veja o edital completo no fim da matéria.

As oportunidades para candidatos da Ampla Concorrência (AC) serão oferecidas nos campi localizados em Vitória, pelos seguintes departamentos: Ciências Biológicas/CCHN (uma vaga), Ciências Sociais/CCHN (uma), Línguas e Letras/CCHN (uma), Administração/CCJE (uma), Clínica Médica/CCS (duas) e Terapia Ocupacional/CCS (três).

Já nos campi do interior, as inscrições podem ser feitas para os departamentos de Medicina Veterinária/CCAE (uma vaga) e de Farmácia e Nutrição/CCENS (uma), em Alegre, e para o Departamento de Ciências Naturais/Ceunes (uma vaga), em São Mateus.

Vagas reservadas

Para pessoas com deficiência (PcD), haverá reserva de vagas nos Departamentos de Ciências Biológicas/CCHN (uma vaga), de Ciências Sociais/CCHN (uma) e no de Ciências Contábeis/CCJE (uma), localizados no campus de Goiabeiras. Também há oportunidade no Departamento de Computação/CCENS (uma vaga), no campus de Alegre.

Já para os candidatos interessados nas vagas reservadas para pessoas pretas e pardas (PPP), há oportunidades no Departamento de Ciências Sociais/CCHN (uma vaga), no Departamento de Psicologia/CCHN (uma), no Departamento de Psicologia Social e Desenvolvimento/CCHN (uma) e no Departamento de Fonoaudiologia/CCS (uma), todos localizados nos campi de Vitória.

O candidato PcD que tiver a inscrição homologada para essa condição poderá, de acordo com sua classificação, integrar a lista tanto para as vagas reservadas quanto para as de ampla concorrência. Porém, caso não sejam observadas as exigências legais ou haja incompatibilidade com as atribuições do cargo, haverá o cancelamento da inscrição do candidato no processo seletivo.

Os candidatos PPP que tenham a veracidade da autodeclaração étnico-racial confirmada pela Comissão de Heteroidentificação concorrerão, ao mesmo tempo, às vagas reservadas e às destinadas à ampla concorrência, de acordo com sua classificação no processo seletivo. Caso a autodeclaração não seja confirmada, o candidato concorrerá apenas às vagas da ampla concorrência, exceto em caso de apresentação de autodeclaração falsa, que resultará na eliminação do candidato da seleção.

Contrato

Os docentes serão contratados para ministrar aulas em cursos de graduação e receberão remuneração de acordo com a titulação exigida no Edital de Abertura e com a carga horária de trabalho.

O contrato será firmado por um período letivo ou com menor duração, podendo ocorrer prorrogações sucessivas até atingir o prazo máximo de dois anos de contratação. O processo seletivo terá validade de um ano e poderá ser prorrogado por igual período.

Leia também matéria sobre resolução de cotas em concursos para professor.

 

Texto: Nábila Corrêa
Edição: Leandro Reis

 

Categoria: 
Destaque
Edital
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
QRCODE e link que direciona para o cadastro da UFES no sistema e-Mec
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.