Ufes sedia conferência internacional de educação inclusiva a partir do dia 2 de setembro. Veja como se inscrever

28/08/2024 - 15:31  •  Atualizado 02/09/2024 12:12
Texto: Adriana Damasceno     Edição: Leandro Reis
Card de divulgação da Conferência Internacional Educação Inclusiva

Na próxima semana, o campus de Goiabeiras da Ufes vai receber gestores de educação especial, professores da educação básica e do ensino superior da Região Metropolitana da Grande Vitória, membros da comunidade acadêmica e outros profissionais ligados à educação para participarem da Conferência Internacional de Educação Inclusiva. O evento é organizado pelo Gabinete da Reitoria, com apoio da Assessoria de Relações Políticas com a Comunidade Acadêmica e colaboração da Secretaria de Inclusão Acadêmica e Acessibilidade (Siac), e faz parte das celebrações em torno do aniversário de 70 anos da Universidade. As inscrições são gratuitas e os interessados devem preencher este formulário de inscrição até às 18 horas desta sexta-feira, 30, para terem direito ao certificado de participação.

A conferência de abertura terá início às 14 horas da próxima segunda-feira, dia 2, no Teatro Universitário, onde será debatida a temática Educação Inclusiva: pensar os nossos futuros juntos e justos. Na terça-feira, 3, será abordado o tema O direito à Educação: diversidade, inclusão e direitos humanos, no Auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE), a partir das 18 horas. As conferências serão proferidas pelo professor David Rodrigues, de Portugal, que tratará da educação especial na perspectiva da educação inclusiva nas duas apresentações.

Segundo a vice-reitora, Sonia Lopes, o evento visa contribuir para o aprofundamento dos debates em torno da educação inclusiva e ampliar os conhecimentos na área da educação especial, que, de acordo com ela, tradicionalmente tem tido foco na educação básica e mais recentemente tem se estendido ao ensino superior, conforme a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, de 2008. “O professor David tem sido aliado da Ufes na defesa da educação inclusiva de excelência e democrática para o público-alvo da educação especial. A interlocução entre os pesquisadores da Universidade e o professor tem, há algumas décadas, contribuído para o aprofundamento desse debate”, avalia.

Acessibilidade

Desde 2011, as ações para promoção da acessibilidade da Ufes eram conduzidas pelo Núcleo de Acessibilidade (Naufes), que no ano passado passou a compor a estrutura da Siac. Conforme destaca a vice-reitora, “Foram muitas as conquistas legais relativas ao processo de inclusão de estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação no ensino superior. No entanto, é preciso avançar no sentido de garantir, para além do acesso, a permanência e a aprendizagem efetiva dessa população com perspectivas positivas à sua inserção no mundo do trabalho”.

O objetivo da Secretaria é, então, promover a inclusão acadêmica e a acessibilidade para assegurar o ingresso e a permanência de estudantes, professores e servidores técnico-administrativos com deficiência. “A pauta de acessibilidade vem se tornando prioritária na nossa universidade e nas demais universidades públicas, exigindo ajustes de estrutura administrativa para criar melhores condições para o planejamento e o desenvolvimento de políticas nessa área. A criação da Siac foi uma resposta à necessidade de avançarmos nas políticas de inclusão na Ufes”, ressalta a vice-reitora.

“Além do foco no desenvolvimento de ações que visam eliminar as barreiras que impedem o acesso, a permanência e a apropriação do conhecimento e o desenvolvimento profissional dos alunos, professores e servidores com deficiência na Universidade, a Siac também tem investido em ações que visam colaborar com os diferentes governos no processo de avanço da construção e implementação de sistemas educacionais inclusivos”, aponta a secretária de Inclusão Acadêmica e Acessibilidade, Cinthya Mascena.

Para a assessora de Relações Políticas com a Comunidade Acadêmica, Patrícia Rufino, "O evento é fundamental para que possamos avançar na inclusão acadêmica na Ufes e, ao mesmo tempo, ampliar o diálogo com o estado e os municípios".

O palestrante

David Rodrigues é professor de educação especial na Universidade de Lisboa e autor de uma tese de doutorado sobre crianças com paralisia cerebral. Já participou de conferências em universidades de vários países, como Espanha, França, Reino Unido, Estados Unidos, Itália, Bulgária, Brasil, Colômbia, México, Cabo Verde, Marrocos e Paquistão, integrou o Grupo de Peritos sobre Inclusão Social junto ao Conselho da Europa, e foi vice-presidente da Sociedade Internacional para Estudos da Criança na Europa.

Ele é autor de vários livros publicados ao redor do mundo, foi Embaixador Paralímpico em Pequim (2008), e em 2020 recebeu do Presidente da Assembleia da República a Medalha de Ouro dos Direitos Humanos. Em 2008, fundou a Pró-Inclusão - Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, da qual foi presidente até 2020. Atualmente, é membro do Conselho Consultivo da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.

Para a vice-reitora, as contribuições do professor David Rodrigues serão relevantes por consolidar a política de inclusão acadêmica e acessibilidade da Ufes, “objeto de dedicação e empenho da Siac”, segundo ela.

Atualizado em 29/08/2024, às 9h15, e em 30/08/2024, às 17h11

Categorias relacionadas