Ufes sedia seminários para revisão de planos nacionais de atendimento a crianças e adolescentes. Inscrições abertas

18/11/2024 - 14:42  •  Atualizado 18/11/2024 15:36
Texto: Adriana Damasceno     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Cartaz de divulgação do evento

Nos dias 26 e 27 de novembro, o campus de Goiabeiras sediará dois seminários para avaliar e revisar o Plano Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e o Plano Decenal Nacional dos Direitos Humanos das Crianças e Adolescentes (PDNDHCA). Os eventos são voltados para adolescentes, familiares, conselheiros tutelares estaduais e municipais, gestores socioeducacionais, agentes públicos e membros da sociedade civil e acontecerão no auditório Manoel Vereza, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), das 8 às 17 horas.

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas aqui, para o Seminário do Sinase, e neste link para o Seminário de Avaliação e Revisão do PDNDHCA.

Os seminários visam apresentar a representantes municipais e estaduais o diagnóstico dos trabalhos de escuta de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa e de crianças, adolescentes e familiares em situação de vulnerabilidade social do Espírito Santo realizados por professores, psicólogos e estudantes do Departamento de Psicologia (DP) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi).

As atividades tiveram coordenação geral da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a Ufes foi uma das instituições escolhidas para firmar parceria junto ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH) e realizar os trabalhos com os públicos envolvidos. Para a coordenadora das ações na Ufes, Luizane Guedes, ambos os seminários são relevantes por priorizar a defesa de crianças e adolescentes no campo dos direitos humanos ou na socioeducação. “Garantir seus direitos fundamentais é assegurar que eles possam crescer e se desenvolver livres de violências, exploração, abuso e negligência”, ressalta.

Além de representantes da Ufes, da UFRPE e do MDH, membros do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Criad) e de órgãos estaduais de defesa da infância e da juventude também estão envolvidos na ação.
 

Categorias relacionadas