Ufes terá programação cultural especial em comemoração aos seus 68 anos

11/05/2022 - 09:54  •  Atualizado 01/11/2022 09:17

Durante o mês de maio, a Secretaria de Cultura da Ufes (Secult) promove uma programação especial em celebração aos 68 anos da Universidade, completados no último dia 5. Os eventos começam nesta quinta-feira, 12, e um dos destaques é o lançamento do livro Quem me leva para passear, da escritora e atriz capixaba Elisa Lucinda, às 19h30, na Galeria de Arte Espaço Universitário (Gaeu), localizada no campus de Goiabeiras.

A obra, 19º livro da escritora, retorna à personagem Edite, do Livro do Avesso. Utilizando a técnica narrativa de fluxo de consciência em primeira pessoa, a protagonista mostra ao leitor um novo olhar sobre a vida. Durante o evento de lançamento, será realizada a leitura de textos do livro pela autora e convidados.

Elisa Lucinda é graduada em jornalismo pela Ufes e conta com uma extensa obra nos setores de literatura e artes dramáticas. Também realiza projetos sociais e de empoderamento, como o projeto Sankofa, que trabalha com poesia falada em quilombos.

A programação em homenagem ao aniversário da Ufes contará ainda com outros lançamentos de livros, rodas de conversa e bate-papo sobre cinema. Confira e agende-se:

Dia 12 - Conversa na Gaeu

Às 17 horas, a professora Moema Martins Rebouças promove uma conversa na Gaeu sobre as pesquisas que são desenvolvidas a partir do acervo da Ufes. A entrada é franca e não é necessária inscrição prévia para participar.

Dia 13 - Exibição de filme e bate-papo

Às 20 horas, o Cine Metrópolis exibe o filme O pai da Rita, de Joel Zito Araújo. O filme é uma comédia dramática que narra a história de dois sambistas paulistas que se debruçam sobre uma dúvida do passado: quem seria o pai da Rita? O elenco é composto por nomes como Ailton Graça, Jéssica Barbosa, Wilson Rabelo e Paulo Betti. Também estará presente na exibição do longa e em um bate-papo após a sessão a escritora Elisa Lucinda e o ator Ailton Graça, que participam do filme.

Dia 19 - Oficina e lançamento de livro

Das 13 às 15 horas, na Gaeu, será ofertada uma oficina sobre conservação de obras em papel, com Angélica Reckel, que faz parte da área de preservação do acervo da Galeria. A oficina é aberta a todos os públicos e, para se inscrever, não é necessária experiência na área. As vagas são limitadas, sendo que os interessados podem se inscrever neste link.

Já às 19h30, também na Gaeu, será a vez de o jornalista e escritor carioca Hugo Sukman apresentar o seu novo livro Nara - 1964. A obra discute a importância do álbum de estreia da cantora capixaba para a arte e para a política naquele ano relevante para a história do Brasil.

Dia 26 - Lançamento de livro

Às 19h30, na Gaeu, o jornalista Luiz Trevisan lança o livro Resumo da Balada, que consiste em uma série de 74 crônicas escritas pelo autor entre os anos de 2016 e 2019. As crônicas abordam temas como diversidade de gênero, política capixaba, futebol, música, literatura, cinema, viagens, entre outros.

Dia 27 - Conversa na Gaeu

Às 16h30, o professor Maik Machado fala sobre práticas de mediação e arte contemporânea a partir de suas pesquisas na Galeria. Não é necessária inscrição prévia. A programação especial da Gaeu pode ser vista aqui.

Exposição de fotos

Continua em exposição, no hall do andar térreo da Biblioteca Central, no campus de Goiabeiras, a exposição Ufes 68 anos, montada em comemoração ao aniversário da Universidade. A visitação é gratuita e aberta ao público.

A exposição é composta por 40 imagens que mostram a trajetória da Ufes desde a sua fundação, como as primeiras construções do campus de Goiabeiras, a expansão para o interior, as pesquisas e a relação da Universidade com a sociedade por meio de projetos de extensão e festivais de arte e música.

Organizada pelas equipes da Superintendência de Comunicação (Supec), da Biblioteca Central e da Gaeu, a mostra ficará na Biblioteca durante todo o mês de maio. Depois, será levada para os outros campi.

A Biblioteca Central funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 21 horas, e aos sábados, das 7 às 13 horas.