Ufes vai participar da elaboração do plano de desenvolvimento ES 500 Anos

04/09/2024 - 18:15  •  Atualizado 05/09/2024 19:08
Texto: Thereza Marinho
Foto da reunião com os participantes em volta da mesa

A Ufes vai participar da elaboração do plano de desenvolvimento ES 500 Anos, que pretende traçar diretrizes para o futuro do Espírito Santo até o ano de 2035, quando serão celebrados os 500 anos da colonização do Solo Espírito-Santense. O convite para que a Universidade se integrasse ao projeto foi feito pelo secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Fajardo, ao reitor Eustaquio de Castro na tarde desta quarta-feira, 4.

O ES 500 Anos prevê um planejamento para que o Estado se prepare para desafios em diversas em áreas, como segurança pública, saúde, educação, clima, economia e outras, e foi elaborado a partir de um estudo coordenado pelo Instituto Jones dos Santos Neves com a colaboração da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP) e da ONG ES em Ação. Para a construção do plano, a iniciativa conta como agentes-chave o governo (nas diversas esferas), a academia, a sociedade civil, a imprensa e o setor privado.

O reitor da Ufes aceitou o convite e disse que a Universidade se coloca à disposição do Espírito Santo. “É papel da Universidade participar não só da elaboração do plano, mas também da governança do processo. A Ufes tem muito a oferecer e colocamos nossa estrutura à disposição do Estado”, afirmou.

Eustaquio de Castro informou ainda que a participação da Ufes no plano será mediada pelo pró-reitor de Extensão, Ednilson Felipe, e pela superintendente de Projetos e Inovação, Miriam de Magdala.

A previsão é de que o plano seja entregue em maio de 2025. Até lá serão realizadas ações como um diagnóstico situacional e prospectivo do Plano de Desenvolvimento ES 2030; análise dos principais estudos e planos produzidos no Espírito Santo; escuta ativa da sociedade e dos diversos setores; seminários temáticos; oficinas regionais, e projeção de tendências e cenários. Mais informações sobre o cronograma e as ações previstas estão disponíveis neste site

Foto de todos os presente, em pé, na sala de reuniões da reitoria. Ao fundo, a galeria de ex-reitores da Ufes

Participaram da reunião, além do secretário de Planejamento e do reitor da Ufes, o diretor-presidente da ES em Ação, Nailson Dalla Bernadina; o diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lira; o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Rodrigo Varejão; a chefe do Gabinete da Reitoria da Ufes, Ana Paula Bittencourt; o assessor de Relações Interinstitucionais da Universidade, Gustavo Cardoso; e demais membros das entidades presentes.

Na foto acima: o superintendente da ES em Ação Luciano Gollner; a chefe do Gabinete da Reitoria da Ufes, Ana Paula Bittencourt; o diretor-presidente da Fapes, Rodrigo Varejão; o secretário Álvaro Fajardo; o reitor Eustaquio de Castro; o diretor-presidente da ES em Ação, Nailson Dalla Bernardina; o diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lira; o assessor da SEP, Raphael Oliveira; o assessor de Relações Interinstitucionais da Ufes, Gustavo Cardoso; e a coordenadora de Projetos da ES em Ação, Débora Macedo.

Fotos: Thereza Marinho

Categorias relacionadas