Última semana para visitar a exposição Percursos Orgânicos na Biblioteca Central

12/12/2022 - 11:07  •  Atualizado 13/12/2022 17:31

A Biblioteca Central da Ufes, no campus de Goiabeiras, recebe até 16 de dezembro a exposição Percursos Orgânicos, uma mostra proposta pela professora da rede pública estadual Ágatha Santos e pela professora do Departamento de Artes Visuais da Ufes Gilca Flores. A mostra está em exposição no primeiro andar do prédio e é aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 7 às 21 horas.

Os trabalhos são resultado da proposta desenvolvida pela arte educadora Ágatha Santos com seus alunos na disciplina Meta - Materiais e Técnicas Artísticas, a qual é homônima à que cursou durante sua formação em Artes Plásticas na Ufes. Segundo Santos, "A exposição apresenta percursos orgânicos, fecundos, diversos, que expressam muitas vivências e anunciam a brotação de ideias, desejos, histórias, sensibilidades, nas expressões artísticas de 28 estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Florentino Avidos, situada em Vila Velha".

Na Ufes, a criação da disciplina Meta data da década de 1980 e foi proposta pelos professores Attílio Colnago e Joyce Brandão (já aposentados). A partir da inclusão da nova disciplina no currículo dos cursos de Artes Plásticas (bacharelado) e Artes Visuais (licenciatura), os professores realizaram pesquisas e diversos testes, que resultaram em um conjunto de formulações para tintas, cuja sistematização resultou na publicação do livro Tintas – materiais de arte (2003, Edufes). A disciplina propõe aos graduandos em Artes o estudo e a aplicação de diferentes formulações de tintas, além de fomentar a pesquisa, o trabalho autônomo e experimental. A disciplina é atualmente ofertada pelos professores do Departamento de Artes Visuais Gilca Flores, Carlos Borges e Fabíola Menezes.

Adesão e lista de espera

Neste ano, a professora Ágatha Santos lançou a proposta de desenvolver com os estudantes a disciplina Meta no ensino médio, na qual eles aprenderiam a fazer tintas a partir de materiais orgânicos e inorgânicos, e seriam os responsáveis por todo o processo artístico, desde o preparo das tintas até o produto final: a obra. O projeto teve adesão de um grande público, formando uma turma de 40 alunos e uma lista de espera, o que tornou possível e necessário a oferta da disciplina no segundo trimestre de 2022, com uma peculiaridade: a escolha por materiais orgânicos. Ao final da disciplina, obteve-se um portfólio com vários trabalhos e textos dos próprios estudantes sobre a experiência.

Para as organizadoras da exposição, o conjunto de obras e os relatos escritos pelos estudantes reafirmam a importância do ensino da Arte e do papel da Arte como canal de expressão de subjetividades; experiência coletiva e, ao mesmo tempo, de individuação. “A exposição aproxima o curso de formação de professores de Arte, com as experiências didáticas de seus egressos, e propõe diálogos entre os estudantes da EEEFM Florentino Avidos e a Universidade, tornando presente neste espaço a comunidade que a justifica. Os trabalhos aqui expostos desenham a circularidade orgânica e natural ao percurso do conhecimento, do ensino-aprendizagem, no qual o que se sabe é ofertado, recebido, degustado, modificado, ampliado e outra vez ofertado, dando reinício a novos e intermináveis ciclos de trocas, de fortalecimento e atualização de nossa cultura”, afirmam.

Com informações da Biblioteca Central.