Últimos dias de inscrição para pós-graduação em Educação, Administração e Oceanografia. Confira!

18/02/2021 - 11:40  •  Atualizado 19/02/2021 18:07

O mês de fevereiro está terminando, mas ainda há tempo para se inscrever em três programas de pós-graduação da Ufes que totalizam cem vagas em cursos de mestrado ou doutorado. Confira abaixo as oportunidades:

Ensino, Educação Básica e Formação de Professores (mestrado)

Prosseguem, até 19 de fevereiro, as inscrições para o curso de mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores (PPGEEDUC). Para o segundo semestre deste ano, serão oferecidas 24 vagas, sendo dez para a linha de pesquisa Ensino de Ciências Naturais e Matemática e 14 vagas para a linha Prática Escolar, Ensino, Sociedade e Formação de Professores. Os interessados devem se inscrever por meio de formulário on-line (clique aqui).

Podem candidatar-se no processo seletivo os egressos ou estudantes finalistas de cursos de graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Dentre as etapas de seleção, estão análise do projeto de pesquisa, entrevista por webconferência e análise de currículo lattes. A comprovação de proficiência em língua inglesa poderá ser apresentada até 18 meses após a matrícula no PPGEEDUC.

As aulas do curso ocorrerão no campus de Alegre, unidade de Alegre ou de Jerônimo Monteiro, no período matutino, vespertino ou noturno, a critério de cada professor. Os processos de orientação ocorrerão na unidade de Alegre.

Contato: inscricao.ppgeeduc@gmail.com

Administração (mestrado e doutorado)

As inscrições para os cursos de mestrado e de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm) encerram-se também em 19 de fevereiro. Serão abertas até 24 vagas para o mestrado, sendo até oito para a linha de pesquisa Organização e Trabalho; até dez vagas para Estratégia, Inovação e Desempenho Organizacional; e até seis vagas para a linha Práticas Organizacionais e Culturais. No doutorado, são até sete vagas distribuídas da seguinte forma: até três para a primeira linha de pesquisa, uma para a segunda e até três para a terceira, respectivamente.

As inscrições tanto do mestrado quanto do doutorado devem ser feitas pelo e-mail processoseletivoppgadm@gmail.com.

Oceanografia Ambiental (mestrado e doutorado)

O Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Ambiental (PPGOAm) recebe inscrições até 28 de fevereiro para 24 vagas de seu curso de mestrado e para 21 vagas de doutorado. As oportunidades de pesquisa serão distribuídas por orientador e se referem à área de concentração Sistemas Costeiros e Marinhos.

O público-alvo da seleção são os portadores de diplomas de graduação (tecnólogo, bacharelado ou licenciatura) em Oceanografia ou em cursos afins, assim como os estudantes concluintes desses cursos. Os candidatos ao doutorado deverão também ter título de mestre em Oceanografia ou em áreas afins.

Os interessados deverão enviar a documentação exigida para o e-mail selecao.ppgoam@gmail.com e aguardar a confirmação de recebimento em até três dias úteis. Dentre os documentos requeridos, está uma carta de compromisso do professor do PPGOAm se responsabilizando pela orientação acadêmica do candidato; e uma carta de recomendação feita por outro docente que teve contato com os trabalhos do candidato durante sua graduação. Esta última deverá ser enviada diretamente pelo professor para o e-mail selecao.ppgoam@gmail.com.

O processo seletivo será realizado em três etapas: avaliação do projeto; entrevista por videoconferência e avaliação do currículo. A proficiência em língua inglesa deverá ser comprovada a qualquer momento antes da finalização do curso de mestrado ou de doutorado.

As atividades do curso poderão ser realizadas na Base Oceanográfica da Ufes, no distrito de Santa Cruz, em Aracruz; no campus de Goiabeiras, em Vitória; no campus de São Mateus; ou no campus de Alegre.

Contato: oceanografiaambiental@gmail.com

Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas nos editais anexados abaixo e nas páginas de cada programa.

Texto: Nábila Corrêa