Universo no Parque realiza palestra sobre consciência e sinais cerebrais neste sábado, 9

08/10/2021 - 16:25  •  Atualizado 11/10/2021 10:09

O Projeto Universo no Parque promove neste sábado, 9, às 17 horas, uma palestra sobre o tema Podemos medir a consciência através de sinais cerebrais?, com o professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Adenauer Casali. O evento é gratuito, aberto ao público e será transmitido por meio do link https://youtu.be/s8Lic4SYsJ0.

Os coordenadores do projeto afirmam que uma das perguntas mais fundamentais da ciência refere-se à natureza da consciência humana, sendo que, nas últimas décadas, o tema passou a receber especial interesse de áreas como a neurociência e a computação. “Mas o progresso em direção a uma verdadeira ciência da consciência parece depender do desenvolvimento de métodos confiáveis para medirmos esta nossa misteriosa capacidade. Nesta conversa, abordaremos alguns dos desafios em se estudar a consciência do ponto de vista científico e veremos como a neurociência tem feito avanços importantes para uma melhor compreensão das bases da consciência humana”, destacam.

Difusão da ciência

O Universo no Parque é um projeto de divulgação científica do Departamento de Física da Ufes, desenvolvido pelo Núcleo de Astrofísica e Cosmologia (Núcleo Cosmo-Ufes) e pelo Programa de Pós-Graduação em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação (PPGCosmo), que consiste em uma apresentação de 40 minutos sobre determinado tema, além de tempo livre para perguntas. Até o início da pandemia do novo coronavírus, os encontros ocorriam em parques da cidade. Devido à necessidade de distanciamento social, as palestras começaram a ser realizadas em formato virtual.

O objetivo é levar as discussões científicas sobre o universo para o grande público, de modo que sejam difundidas para a sociedade e não fiquem restritas ao meio acadêmico.

Outras informações sobre o projeto e sobre o evento estão disponíveis no site www.cosmo-ufes.org/upo e no perfil do Núcleo Cosmo-Ufes no Instagram.

Perfil do palestrante

Adenauer Casali é doutor em Fisiologia pela Università degli Studi di Milano (Itália), mestre em Física pela Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui experiência interdisciplinar nas áreas de neurofisiologia, fisiologia cardiovascular, engenharia biomédica e física teórica. Atua desde 2008 no desenvolvimento e na implementação de ferramentas para o processamento de sinais cerebrais, com especial interesse na aplicação dessas técnicas para o estudo das bases neurais da consciência e cognição e para o aprimoramento do diagnóstico e prognóstico de patologias associadas a déficits de funções cognitivas e comportamentais.

Texto: Thereza Marinho