Universo no Parque realiza palestra sobre singularidade tecnológica neste sábado, 15

13/01/2022 - 10:52  •  Atualizado 16/01/2022 23:34

O engenheiro e professor universitário Daniel Carvalho é o convidado deste sábado, 15, do projeto Universo no Parque. Com o tema Singularidade tecnológica: os robôs vão se revoltar contra a humanidade?, ele abordará a evolução da tecnologia de inteligência artificial e como o cinema e a literatura vêm nos mostrando possibilidades apocalípticas para o futuro da humanidade.

"Vamos olhar a evolução da tecnologia de inteligência artificial, o estado da arte e os riscos reais que podem nos ameaçar. Veremos também como podemos utilizar a inteligência artificial em pesquisas e em projetos, e como podemos ser protagonistas desta tecnologia que parece muitas vezes como mágica", explica.

A palestra é gratuita, será transmitida às 17 horas pelo canal do Núcleo Cosmo-Ufes no YouTube, e terá aproximadamente 40 minutos de duração, além de tempo livre para perguntas. Para os interessados em participar, basta acessar o canal.

Popularização da ciência

O Universo no Parque é um projeto de divulgação científica do Departamento de Física da Ufes, desenvolvido pelo Núcleo de Astrofísica e Cosmologia (Núcleo Cosmo-Ufes) e pelo Programa de Pós-Graduação em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação (PPGCosmo), tendo os professores Davi Rodrigues e Júlio Fabris como responsáveis pelo projeto. O objetivo é levar as discussões científicas sobre o universo para o grande público, de modo que sejam difundidas para a sociedade e não fiquem restritas ao meio acadêmico.

Outras informações sobre o projeto estão disponíveis no site https://www.cosmo-ufes.org/upo e no perfil do projeto no Instagram: https://www.instagram.com/cosmo.ufes/.

Perfil do palestrante

Daniel Carvalho possui mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Mackenzie de São Paulo e graduação em Engenharia da Computação pela Universidade Braz Cubas (UBC/SP), além de pós-graduação em Projetos de Fábricas de Software pela Universidade de São Paulo (USP). Com 20 anos de experiência em Tecnologia da Informação (TI), vem desenvolvendo e projetando aplicações corporativas em sistemas Web e Mobile com banco de dados. É professor de graduação nas áreas de computação para engenharias e de pós-graduação em ciências de dados. Realiza projetos e pesquisas nas seguintes áreas: ETL (tipo de integração de dados), análise e gestão de banco de dados, computação teórica, data mining (processo de explorar dados à procura de padrões consistentes), inteligência artificial (IA), entre outros.

Texto: Jorge Medina