VI Semana da Geografia da Ufes será realizada de 24 a 26 de maio. Conheça a programação

20/05/2022 - 19:31  •  Atualizado 01/11/2022 09:17

O Departamento de Geografia e o Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) realizam entre os dias 24 e 26 de maio a VI Semana da Geografia da Ufes e o Seminário do PPGG. Os eventos são abertos ao público e serão realizados no auditório do IC-2, no Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), campus de Goiabeiras, a partir das 8 horas do dia 24.

A palestra de abertura será ministrada pelo professor José Marcos Pinto da Cunha, do Núcleo de Estudos de População "Elza Berquó" (Nepo) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que falará sobre Urbanização, migração e o fenômeno metropolitano.

Pessoas interessadas também poderão participar de minicursos e oficinas (inscrições aqui) e assistir a apresentações de pesquisas em desenvolvimento por professores e estudantes do PPGG.

“Esse evento marca o nosso retorno às atividades presenciais. Como parte da programação, serão apresentados sete livros publicados nos últimos dois anos, justamente neste período de pandemia. Serão várias atividades diversificadas voltadas para alunos da graduação e da pós-graduação, e todas são abertas também para o público externo, conforme o interesse e a necessidade”, afirma o professor Ednelson Dota, membro da comissão organizadora da Semana.

O evento fará, ainda, uma homenagem à professora Aurélia Hermínia Castiglioni, que contribuiu ativamente para a abertura do mestrado e do doutorado em Geografia na Ufes e foi também pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade entre os anos de 1996 e 2000. “A professora Aurélia se aposentou há sete anos, mas continua como professora voluntária do Programa de Pós-Graduação em Geografia. Além de ministrar aulas e orientar alunos, participa ativamente de debates, das comissões e de outras atividades. Ela será homenageada pelas contribuições anteriores e atuais para a Geografia na Ufes, do Espírito Santo e do Brasil”, destaca Dota.

Conheça a programação completa da VI Semana da Geografia da Ufes e do Seminário do PPGG no arquivo anexado abaixo. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail comissaorgseminario.ppgg2022@gmail.com.

Texto: Thereza Marinho