O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCFar) da Ufes realiza nos dias 30 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro o III Workshop Mestrado em Ciências Farmacêuticas. O evento é aberto a estudantes de farmácia e áreas afins de instituições públicas e privadas. A inscrição é gratuita e pode ser realizada por este link até o dia 14 de janeiro. Haverá emissão de certificado.
Um dos destaques do workshop é a palestra Why we need more health science (porque precisamos de mais ciências da saúde), que será ministrada no dia 30 de janeiro pelo professor Julian Paton, diretor do Manaaki Manawa, o Centro de Pesquisa do Coração da University of Auckland (Nova Zelândia). A palestra será realizada em formato remoto, às 18 horas, em plataforma a ser indicada pela organização do evento.
Paton também é codiretor do Pūtahi Manawa - Healthy Hearts of Aotearoa New Zealand, que é o primeiro Centro Nacional de Excelência em Pesquisa que aborda a equidade na saúde cardíaca por meio de pesquisas lideradas pela comunidade.
Já nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, serão realizadas um conjunto de apresentações acadêmicas e visitas guiadas aos laboratórios de pesquisa do PPGCFar, no campus de Maruípe, em dois turnos: das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h. As apresentações irão tratar sobre a caracterização químico-biológica de produtos naturais e sintéticos; tecnologia, inovação e cuidado em saúde.
As apresentações acadêmicas serão realizadas pelos seguintes laboratórios: de Biologia de Microorganismos e Antimicrobianos (BioMA-lab); de Biologia Molecular e Virulência Bacteriana (LABCAS); de Controle de Qualidade de Medicamentos; de Cromatografia; de Implementação e Integração do Cuidado Farmacêutico; de Inovação e Cuidado Farmacêutico (Linc); de Investigação Fármaco-Toxicológica da Função Cardiovascular (Infartox); de Petroleômica e Forense; de Produção Farmacêutica; de Psicofarmacologia; de Química de Produtos Naturais; e de Triagem Biológica de Produtos Naturais e Sintéticos.
Segundo a organização do evento, “o workshop é uma importante oportunidade para que os discentes possam compartilhar conhecimento de forma interativa, rápida e eficaz, e assim contribuir com a melhoria do processo de ensino e aprendizagem e permitir o acesso às atividades que são desenvolvidas no âmbito da pós-graduação dentro da Universidade”.
Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site do curso.
Texto: Dhébora Molina (bolsista em projeto de Comunicação)
Edição: Thereza Marinho