Equipe da DGCI faz visita técnica à UFRN, referência em governança institucional

04/12/2024 - 17:36  •  Atualizado 09/12/2024 13:11
Texto: Thereza Marinho     Edição: Leandro Reis
Compartilhe
Equipe da DGCI/Ufes com a Secretaria de Gestão de Projetos da UFRN

Fortalecer a cultura organizacional da Ufes no que diz respeito à inovação, à sustentabilidade institucional e ao pertencimento da comunidade universitária – movida por esse desafio, a equipe da Diretoria de Governança, Controles Internos e Integridade (DCGI) da Universidade fez uma visita técnica à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), cuja Secretaria de Governança Institucional (SGI) é referência nacional na área.

Durante a visita, realizada na última semana de novembro, a equipe conheceu o sistema de governança da UFRN, a fim de buscar experiências que possam contribuir para a gestão da Ufes.

No último dia de visita, a diretora de Governança, Controles Internos e Integridade (DCGI) da Ufes, Fabíola Bastos, acompanhou a rotina de trabalho do setor da SGI e também encontrou o vice-reitor Henio Miranda, a quem agradeceu pela receptividade.

“A contribuição dessa experiência chega a ser imensurável, pois aprendemos muito aqui, disse a diretora, que destacou o trabalho realizado pela Secretaria de Governança da UFRN. “A SGI consegue atuar como bússola para a universidade. Os resultados obtidos pela UFRN são resultado do trabalho coletivo que tem um maestro: a SGI”, afirmou.

Para o secretário de Governança Institucional da UFRN, Severino Cesário de Lima, a visita de outras instituições permite à universidade contribuir para o desenvolvimento da excelência da governança pública.

Mesa de reuniões com as equipes da Ufes e da UFRN

Referência

A UFRN é referência nacional na área de governança institucional, sendo apontada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) como a melhor instituição no levantamento de governança, sustentabilidade e gestão entre as 387 organizações da administração pública federal.

De acordo com o secretário, o destaque da UFRN foi conquistado a partir do trabalho de coordenação da SGI e cooperação de todas as unidades envolvidas, com as quais existe uma relação sinérgica e voltada a um objetivo comum. “Quando existe o monitoramento cooperativo de ações, todos já entendem que uma governança de excelência conduz a resultados finalísticos de qualidade”, explicou o gestor, ao citar como exemplo as avaliações positivas realizadas por órgãos externos, como o Ministério da Educação (MEC), que neste ano inseriu a UFRN entre as 25 universidades brasileiras com conceito máximo, consideradas de excelência.

Além do monitoramento de ações realizado internamente, a SGI desenvolve ações como o Comitê de Governança Acadêmica, que estuda grandes temas e busca iniciativas estratégicas para o alcance de bons resultados no ensino, na pesquisa e na extensão. Essas iniciativas foram apresentadas à equipe da Ufes, que ainda visitou outras unidades da UFRN.

“Agora iremos propor um cronograma de ações de curto, médio e longo prazo, principalmente nas áreas de governança orçamentária, gestão de pessoas, gestão de dados e proteção de dados pessoais", detalhou Fabíola Bastos.

Fotos: SGI/UFRN

Categorias relacionadas