Filme iraniano que critica regime e sistema judicial do país está em cartaz no Cine Metrópolis

14/10/2022 - 14:52  •  Atualizado 02/11/2022 23:52
Compartilhe

Crítico ao sistema judicial e ao regime iraniano, o drama iraniano O Perdão está em cartaz no Cine Metrópolis até o dia 19. Dirigido por Maryam Moghadam e Behtash Sanaeeha, o filme conta a história de Mina, viúva de um homem condenado à pena de morte por engano. O longa foi exibido no Festival de Berlim, em 2020.

Na trama, um ano depois da execução do marido, Mina recebe a notícia de que o verdadeiro responsável pelo assassinato assumiu a culpa diante das autoridades. Como reparação, a viúva recebe uma indenização do governo. Agora, ela passa a lutar para que os juízes reconheçam o erro e peçam desculpas publicamente. Em meio à busca por justiça, Mina ainda precisa lidar com o cunhado assediador e cuidar sozinha de sua filha, Bita, que é surda. Além disso, é despejada do apartamento em que vive por ter ficado sozinha com um homem que se diz amigo de seu marido.

A protagonista é interpretada pela própria diretora, Maryam Moghadam, atriz conhecida por sua participação em Cortinas Fechadas (2013), filme do premiado diretor iraniano Jafar Panahi. A história de O Perdão é baseada na vida da mãe de Moghadam, que teve o marido executado por se opor ao governo.

Nacional

Segue em cartaz o filme Enquanto Estamos Aqui, mistura de documentário e ficção, dirigido por Clarissa Campolina e Luiz Pretti. O longa acompanha a relação entre uma imigrante libanesa, recém-chegada a Nova Iork, e um brasileiro, que mora ilegalmente na cidade há dez anos.

Outro destaque da programação desta semana é a mostra Encontros com Hong Sang-soo, que continua em exibição até o dia 19, com obras fundamentais da carreira do cultuado cineasta sul-coreano. Na segunda-feira, 17, às 17 horas, após a sessão de Encontros (2021) - seu filme mais recente lançado no Brasil - o Metrópolis recebe o pesquisador e crítico de cinema Gustavo Guilherme para debater a obra do cineasta.

Na quarta-feira, 19, às 13 horas, acontece mais uma aula do curso Imagens do Trabalho, com exibição do filme As Vinhas da Ira (1941), de John Ford, seguido de debate. A entrada para essa sessão é gratuita.

 

Confira abaixo a sinopse dos filmes em cartaz de 13 a 19 de outubro:

O Perdão, de Maryam Moghadam e Behtash Sanaeeha (Ghasideyeh Gave Sefid, Irã/França, 2020,105') - Trailer

Mina descobre que seu marido era inocente do crime pelo qual foi condenado à pena de morte. As autoridades iranianas pedem desculpas pelo erro e oferecem uma compensação financeira. Enquanto ela luta por uma retratação pública dos juízes que condenaram o marido, um homem misterioso passa a ajudá-la. Não recomendado para menores de 14 anos.

Enquanto estamos aqui, de Clarissa Campolina e Luiz Pretti (Brasil, 2019, 77') - Trailer

Lamis e Wilson são imigrantes em Nova Iorque. Ela, uma libanesa que acaba de chegar, e ele, um brasileiro que mora ilegalmente na cidade há dez anos. Uma narrativa híbrida construída com uma abordagem poética; um diário de viagem que se torna uma crônica e nos leva para a essência da micropolítica humana em tempos de globalização: um reino incerto de desejos, esperança e medo. Não recomendado para menores de 12 anos.

As Vinhas da Ira, de John Ford (The Grapes of Wrath, EUA, 1941, 129')

Tom Joad retorna para casa após uma sentença de prisão e descobre que a família foi despejada de sua fazenda. Eles se reencontram na fazenda de seu tio e partem para a Califórnia para buscar uma nova vida.

Para ler as sinopses dos filmes de Hong San-soo, clique aqui.

A grade de programação com o horário de exibição dos filmes está disponível no site do Cine Metrópolis

 

 

Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes