Grande vencedor do Festival de Cinema de Vitória, “A Mãe” estreia no Cine Metrópolis

11/11/2022 - 10:33  •  Atualizado 15/11/2022 23:10
Compartilhe

Premiado em diversas categorias nos festivais de Vitória e de Gramado, o longa A Mãe (foto) fez sua estreia nacional no Cine Metrópolis. O filme de Cristiano Burlan retrata a busca de Maria (Marcélia Cartaxo) pelo filho adolescente, Valdo (Dunstin Farias), desaparecido após uma operação policial na comunidade onde reside, em São Paulo.

Mãe solo, Maria passa a procurar o filho em vários locais - na escola onde estuda, na casa de amigos, no Instituto Médico Legal (IML), no reduto de traficantes que dominam a comunidade. É o líder do tráfico na região, inclusive, que sugere a Maria que Valdo pode ter sido assassinado por policiais. Nessa odisseia, ela conhece o Mães de Maio, grupo de mulheres que tiveram filhos mortos pelo Estado brasileiro, inspirado no coletivo argentino Mães da Praça de Maio, formado para questionar os assassinatos do regime militar daquele país. 

A Mãe é baseado nas experiências do próprio diretor, que perdeu o irmão e a mãe, ambos assassinados. Burlan já abordou o tema em dois documentários, Mataram meu irmão (2013) e Elegia de um crime (2018).

Documentário

A outra estreia desta semana é o documentário Eu, um Outro, de Sílvia Godinho. O filme acompanha três homens trans - Luca, Raul e Thalles - em suas rotinas de trabalho, de lazer e nas relações afetivas. Embora o tema central do longa seja a identidade de gênero, as histórias não resvalam em abordagens focadas no corpo, armadilha em que muitas produções dedicadas a retratar a vida de pessoas trans acabam caindo.

O Metrópolis guardou, ainda, um espaço nas estreias para os fãs de anime: o filme japonês One Piece Film: Red (foto), de Goro Taniguchi. Derivado de um dos animes de maior sucesso e longevidade, o longa comemora os mil episódios da série e os 25 anos do mangá que a inspirou.

Em cartaz

Seguem em cartaz mais dois filmes nacionais: Carvão, de Carolina Markowicz, e Kevin, documentário de Joana Oliveira. O primeiro conta a história de uma família do interior que recebe a proposta de hospedar um desconhecido em sua casa em troca de dinheiro. Antes de ele chegar e durante sua estadia, porém, a vida desse pequeno núcleo familiar muda, revelando fissuras nas relações que a aparência de solidez não deixava ver.

Já Kevin surge a partir do reencontro entre duas amigas, a roteirista e diretora da obra, Joana, e a ugandesa Kevin. O filme retrata a amizade das duas mulheres, iniciada ainda nos anos 1990, quando ambas estudavam na Alemanha. Ao contrário daquela época de juventude, a vida aos 40 anos se mostra mais desafiadora: Joana lida com problemas de saúde do pai, e encontra na viagem a Uganda – e na amizade com Kevin – um refúgio.

Na quarta-feira, 16, às 13 horas, acontece mais um encontro do Curso de Extensão: Imagens do Trabalho, com exibição e debate do filme A Greve, clássico soviético de Sergei Eisenstein. O curso é aberto e gratuito para toda a comunidade.

 

Confira as sinopses dos filmes em cartaz no Cine Metrópolis de 10 a 16 de novembro:

One Piece Film: Red, de Goro Taniguchi (Japão, 2022, 115') - Trailer
Os Chapéus de Palha, o grupo de piratas mais amados do mundo, embarcam nesta nova aventura onde conhecerão Uta, a cantora mais idolatrada do planeta. Ela é conhecida por esconder sua própria identidade ao se apresentar. Agora, pela primeira vez, Uta se revelará ao mundo em um show ao vivo. Essa história alucinante começa com a chocante revelação de que ela é a filha de um antigo companheiro da tripulação. Não recomendado para menores de 12 anos. Cópia legendada.

A Mãe, de Cristiano Burlan (Brasil, 2022, 90') - Trailer
Maria (Marcélia Cartaxo) é uma mãe solo que vive na periferia de São Paulo. Após o desaparecimento do filho adolescente, ela passa a incomodar os traficantes locais, que sugerem que Valdo foi assassinado em uma ação policial. Sem notícias e ajuda, ela começa uma busca vertiginosa pela verdade e passa a viver sob a marca da insegurança e da impunidade. Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Gramado e Melhor Filme no Festival de Cinema de Vitória. Não recomendado para menores de 12 anos.

Eu, um outro, de Sílvia Godinho (Brasil, 2019, 85') - Trailer
Há doze anos, Luca deixou sua cidade natal, apesar de ainda manter laços com o lugar e as pessoas. Eventualmente, regressa para ir ao médico que acompanha sua transição de gênero e se encontra com um antigo amor. A vida de Luca se cruza com a de outros dois homens transgêneros. Raul, um estudante de filosofia se preparando para se tornar um professor e tradutor, e Thalles, um segurança em bancos que precisa enfrentar o preconceito e a burocracia para ter seu nome masculino nos documentos. Os três têm em comum a urgência de viver uma vida que acaba de começar. Não recomendado para menores de 14 anos.

Carvão, de Carolina Markowicz (BRA/ARG, 2022, 107') - Trailer
Numa pequena cidade do interior, uma família recebe uma proposta rendosa, mas também perigosa: hospedar um desconhecido em sua casa. Antes mesmo da chegada dele, no entanto, arranjos precisarão ser feitos, e a vida em família começa a se transformar. Porém, nenhum dos familiares, e muito menos o próprio hóspede, vê suas expectativas cumpridas. Não recomendado para menores de 18 anos.

Kevin, de Joana Oliveira (Brasil, 2021, 81') - Trailer
É a primeira vez que Joana, brasileira, visita Kevin, na Uganda (África). Elas se conheceram há 20 anos, quando estudaram juntas na Alemanha, e faz muito tempo que não se veem. A partir desse encontro, o filme tece a fina trama que é uma conversa entre duas amigas: as histórias do passado, os desejos, os caminhos trilhados, os diferentes modos de encarar os desdobramentos da vida. Disso ressurge um elo de amor e parceria que resiste à distância e ao tempo. Não recomendado para menores de 10 anos.

 

Curso Imagens do Trabalho

A Greve, de Sergei Eisenstein (União Soviética, 1925, 82')
O suicídio de um operário injustamente acusado de roubo é o estopim para o início de uma greve numa fábrica russa, em 1912. O lento processo de negociação expõe uma série de ações e contra-ações entre grevistas e polícia.

 

Confira os horários de exibição: 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Texto: Leandro Reis
Edição: Thereza Marinho