Biblioteca Central inicia mostra semanal de filmes às quintas-feiras. Entrada gratuita

06/04/2023 - 11:43  •  Atualizado 10/04/2023 10:38
Compartilhe

Com a inauguração da sala multimídia Nazian Azevedo de Moraes, localizada no primeiro andar da Biblioteca Central da Ufes (BC/Ufes), a comunidade universitária passa a ter mais um espaço para assistir a filmes de longa metragem. Semanalmente, todas as quintas-feiras, o programa Na Nazian às 18h disponibilizará uma sessão gratuita de cinema a partir das 18h10, com duração média de duas horas. A primeira obra exibida será O Auto da Compadecida (foto), nesta quinta-feira, 6.

De acordo com o coordenador do projeto e bibliotecário da BC, Djair Souza, a ideia é estimular o acesso a cinematografias variadas, incentivando a formação de público e possibilitando novas formas de ver e descobrir também a literatura. “A convergência entre os públicos do cinema e da biblioteca permite que haja salutar permuta de experiências entre o leitor e o fã de cinema”, analisa.

Para Fabio Medina, diretor da BC, "a sessão semanal de filmes é mais um projeto que torna a Biblioteca Central da Ufes um espaço vivo e repleto de informação e cultura".

Programação 

Para o mês de abril, o projeto traz um filme francês, outro espanhol e duas obras nacionais - uma das quais (Tudo Bem, de 1978) está na lista dos 100 melhores filmes de todos os tempos, organizada, em 2015, pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). Excepcionalmente, a obra será exibida no dia 19, devido ao fechamento da BC para um processo de dedetização que ocorrerá na quinta, dia 20. 

Confira a programação completa abaixo:
 
Dia 6: O Auto da Compadecida (Brasil, 2000, 104 min.)
As aventuras e desventuras de João Grilo e Chicó, dois nordestinos pobres que vivem de pequenos golpes, sempre a enganar um e outro: o padeiro, o padre, o bispo, até o temido cangaceiro da região, Severino de Aracaju. 
 
Dia 13: Meu Tio (França, 1958, 116 min.)
O humilde e estabanado Sr. Hulot é cunhado de um gerente de fábrica de plásticos que vive em uma casa moderna. Ele é a alegria do sobrinho, que o vê como um herói.
 
Dia 19: Tudo Bem (Brasil, 1978, 110 min.)
Juarez é um aposentado e pai de família de classe média que vive às voltas com uma obra no apartamento. Aposentado, ele está sempre cercado pelos fantasmas de seus amigos já falecidos. Elvira não acredita na impotência do marido e pensa que ele tem uma amante. Os filhos Zé Roberto e Vera Lucia são oportunistas: ele, executivo, e ela, preocupada com um marido. Para completar as empregadas: Aparecida de Fátima, mística fervorosa, e Zezé, que trabalha como prostituta nas horas vagas. Juntos, eles precisam lidar com as dificuldades da vida e os operários da obra, que estão sempre no apartamento. 
 
Dia 27: Ana e os Lobos (Espanha, 1973, 102 min.)
Ana chega em uma mansão isolada para trabalhar como governanta em uma mansão no campo da Espanha. A família que a recebe é formada por uma mãe dominadora e seus três filhos: João, que logo começa a enviar cartas eróticas para Ana; José, obcecado por armas e segurança; e Fernando, vítima de arrebatamentos místicos.
 
 
 
Texto: Adriana Damasceno
Imagem: Divulgação
Edição: Camila Fregona