Conselho de Curadores da Ufes elege nova diretoria para o mandato de um ano

30/09/2021 - 18:31  •  Atualizado 01/10/2021 19:32
Compartilhe

Em sessão ordinária realizada nesta quarta-feira, 29, o Conselho de Curadores (CUR) da Ufes elegeu a sua nova direção para o mandato de um ano. O servidor técnico-administrativo Fernando Bissoli (na foto, à esquerda), do Centro de Ciências Exatas (CCE), foi reconduzido ao cargo de presidente. Como vice-presidente, cujo cargo estava vago, foi eleito o professor Herbert Carneiro (na foto, à direita), do Centro Tecnológico (CT). O Conselho de Curadores é o órgão deliberativo e consultivo da Universidade para fiscalização econômico-financeira da instituição.

De acordo com Bissoli, o conselho acompanha e fiscaliza a execução orçamentária a partir da documentação encaminhada pela Administração Central e pelas unidades descentralizadas. O colegiado é composto por dez membros, entre representações de professores, técnicos e estudantes, além do Ministério da Educação (MEC) e da comunidade. É o Conselho de Curadores quem analisa e julga os balancetes financeiros mensais, bem como a prestação de contas da Universidade, que é apresentada anualmente pela Reitoria. As decisões do Conselho são encaminhadas à Secretaria Federal de Controle da Controladoria-Geral da União (CGU).  

O presidente ainda destaca a transparência dos trabalhos realizados pelo CUR. “Todos os relatórios, pareceres, decisões, resoluções, atas, regimento interno e calendário das sessões estão disponíveis no endereço eletrônico da Secretaria dos Órgãos Colegiados Superiores (Socs)”, afirma. Já o vice-presidente Carneiro ressalta o papel orientador do Conselho nas ações dos gestores das unidades acadêmicas e administrativas da Universidade, relacionadas a projetos e decisões de caráter econômico-financeiro.

Além de Fernando Bissoli e Herbert Carneiro, o CUR é composto pelos professores Marta Cruz e Rafael Henriques, representantes do Conselho Universitário; Alfredo Carlos Feitosa, Denizar Leal e Maria de Fátima Lelis, representantes do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão; Valter de Jesus, representante do MEC; Sônia Maria Barreto, representante da comunidade; e Leandro Scalzer, representante estudantil.

 

Texto: Luiz Vital
Edição: Thereza Marinho