Curso de Direito da Ufes é contemplado com o Selo de Qualidade OAB Recomenda

20/06/2024 - 17:37  •  Atualizado 21/06/2024 18:38
Texto: Thereza Marinho, com informações da OAB
Compartilhe
Foto do professor Tiago Gonçalves com a placa do selo OAB Recomenda

O curso de Direito da Ufes recebeu mais uma vez o Selo de Qualidade “OAB Recomenda”, concedido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A cerimônia da 8ª edição do Selo de Qualidade OAB foi realizada na sede do Conselho Federal da entidade, em Brasília, nessa quarta-feira, 19. A Ufes foi representada pelo professor Tiago Gonçalves, coordenador do curso.

Com o tema “O fortalecimento da advocacia brasileira a partir do ensino jurídico de excelência”, o evento contemplou 198 cursos de Direito do Brasil, em um universo de mais de 1.900 cursos. O Selo é um certificado de qualidade de ensino dos cursos de Direito e tem o objetivo de contribuir para o aprimoramento do ensino jurídico no Brasil, expressando o reconhecimento das instituições de educação superior que apresentam elevado padrão de qualidade. Além disso, busca incentivar melhorias nos projetos pedagógicos e nas estruturas dos cursos existentes no país, visando à formação de profissionais qualificados e capazes de desenvolver uma carreira jurídica de sucesso.

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Beto Simonetti, explicou que o Selo não estabelece preferências, mas uma regularidade de desempenho, e é concedido com base nos resultados do Exame de Ordem e do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), com destaque para as instituições comprometidas com a primazia educacional. “Nosso papel é estimular uma formação cidadã dos atores do Sistema de Justiça — advogados, advogadas, membros do Ministério Público e do Poder Judiciário, entre outros — que sejam conscientes e comprometidos com a Justiça”.

Tiago Gonçalves lembra que a avaliação das instituições tem periodicidade trienal, e por meio dela são premiadas aquelas instituições de ensino superior cujos índices de aprovação no Exame de Ordem ao longo do triênio anterior são destacáveis. “Atualmente existem mais de 1900 cursos de graduação autorizados pelo MEC, dos quais apenas 198 foram contemplados com o Selo de Qualidade OAB Recomenda nesta 8ª edição, entre eles o curso de Direito da Ufes, que nunca deixou de recebê-lo em todas as edições anteriores”, registrou.

93 anos

O curso de Direito da Ufes iniciou suas atividades em 12 de junho de 1931, comemorando 93 anos neste mês. Trata-se da mais antiga graduação do Espírito Santo em funcionamento ininterrupto.

O curso nasceu da Faculdade de Direito do Espírito Santo, que em 1950 passou a integrar o sistema federal de ensino, sendo incorporada à Ufes em 1961.

Atualmente, o curso conta com um quadro de 42 docentes, sendo 38 efetivos, dos quais mais de 90% possuem titulação de doutor. A oferta semestral é de 55 vagas, isto é, 110 vagas por ano. O mestrado em Direito Processual, implementado em 2006, já diplomou 353 mestres em Direito.

Categorias relacionadas