Departamento de Comunicação lança Observatório do Cinema e Audiovisual Capixaba

11/07/2023 - 16:57  •  Atualizado 13/07/2023 17:33
Compartilhe

O Departamento de Comunicação da Ufes lança nesta quinta-feira, 13, às 19 horas, no Auditório do Centro de Artes, o Observatório do Cinema e Audiovisual Capixaba (Ocac). O observatório é parte de um projeto de extensão coordenado pelo professor Arthur Fiel e tem a proposta de funcionar no modelo think tank (laboratório de ideias), criando um espaço de realização e difusão de pesquisas, análises e estudos de interesse público relacionado ao setor audiovisual capixaba e nacional, disponibilizando dados para agentes culturais e gestores públicos para o desenvolvimento de ações e políticas dedicadas ao campo audiovisual regional e nacional.

Dentre as ações previstas para serem executadas pelo Ocac ainda este ano, estão o monitoramento dos recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022) para o fomento do audiovisual no Espírito Santo; a criação de um banco de dados de empresas e trabalhadores do setor; e a publicização de análises, dados e informações de interesse público sobre o cenário audiovisual capixaba.

“Indo além do monitoramento das chamadas e resultados, o Observatório também visa a aproximação de gestores e fazedores de cultura do Estado para melhor e efetivo aproveitamento deste que é um momento particular na história do fomento à cultura nacional”, destaca Fiel.

O professor acrescenta que a organização e a criação do Observatório do Cinema e Audiovisual Capixaba integra-se a uma rede de colaboração nacional para o contínuo monitoramento das políticas públicas e das produções audiovisuais nacionais: “Trata-se de um movimento de grande relevância para a organização de dados setoriais que possibilitem, dentre outras coisas, a criação de políticas mais apuradas e que levem em consideração as especificidades de cada região, além de unificar e fortalecer a luta de diversos Estados do país para implementação de políticas setoriais para o audiovisual em toda nação”.

Encontro com a Secult

Paralelo ao lançamento do Ocac, será realizado um encontro com a Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo (Secult), com a presença de representantes do órgão. Arthur Fiel explica que a intenção é possibilitar à comunidade universitária e à comunidade externa uma conversa mais aprofundada sobre as políticas públicas desenvolvidas no Espírito Santo, bem como uma maior integração entre pesquisadores, estudantes, gestores e realizadores audiovisuais capixabas.

Segundo Fiel, “estamos diante de um momento bastante oportuno, visto que a Lei Paulo Gustavo possibilita maior investimento direto na cultura do país. É um acontecimento único e que apresenta grande impacto para o setor”.

O lançamento do Ocac e o encontro com a Secult integram a disciplina Legislação e Ética no Audiovisual, ministradas pelo professor. O evento é aberto ao público.


Com informações da organização do evento
Edição: Thereza Marinho