Dramaturgia de Maria Clara Machado é tema de palestra on-line nesta terça, 23

22/05/2023 - 10:16  •  Atualizado 23/05/2023 15:40
Compartilhe

Na noite desta terça-feira, 23, o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/Ufes) vai promover uma palestra intitulada Maria Clara Machado, psicanálise e governo: alguns apontamentos sobre dramaturgias ditas infantis, proferida pelo professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM) Sidmar Gomes.

O evento, que acontecerá em formato on-line a partir das 19 horas, compõe a aula aberta da disciplina Dramaturgia Infantojuvenil Brasileira: Tradições e Inovações, ministrada pelo professor do PPGL e diretor de Artes Cênicas Lucas Larcher. Estudantes de graduação, pós-graduação e pessoas da comunidade em geral interessadas em participar do encontro devem solicitar o link da sala virtual pelo email lucas.larcher@ufes.br. Haverá emissão de certificado para o participante.

Segundo a organização do evento, a palestra visa inventariar de que modo a produção dramatúrgica de Maria Clara Machado evidencia formas de governamento de tipo artístico-pedagógico no interior das práticas teatrais muitas vezes autodeclaradas imunes e contrárias a ações dirigistas e não libertárias. O encontro vai, assim, promover uma empreitada crítica do presente por meio de uma revisão do passado, apresentando materiais discursivos publicados em jornais na primeira metade do século XX, somados a declarações da própria Maria Clara Machado e a textos comentados de sua obra.

De acordo com o professor, o objetivo da aula aberta é compartilhar atividades próprias do universo da pós-graduação com outros interessados que não estão inseridos diretamente no PPGL, mas que se interessam pela temática abordada na disciplina. “O evento potencializa as parcerias entre artistas, docentes e pesquisadores que têm se debruçado em questões acerca do teatro para as jovens gerações, especialmente no campo dramatúrgico, tantas vezes subestimado e estereotipado em nossa sociedade”, pontua Larcher.

 

Texto: Adriana Damasceno
Edição: Thereza Marinho