Earte+híbrido: guia e site sobre retorno seguro são lançados para orientar comunidade acadêmica

29/10/2021 - 11:00  •  Atualizado 04/11/2021 12:58
Compartilhe

A Superintendência de Comunicação (Supec) da Ufes desenvolveu uma série de produtos para orientar estudantes e servidores na nova fase do Plano de Contingência, que terá início a partir de 3 de novembro, com a adoção da modalidade híbrida para parte das disciplinas e a manutenção das demais em formato remoto. As peças contemplam um hotsite com informações sobre o modelo Earte+híbrido, guia com orientações gerais, artes gráficas para impressão e compartilhamento on-line, além de conteúdos em áudio e vídeo.

O hotsite Earte+híbrido traz os principais pontos sobre o modelo adotado para o período 2021/2. Estão disponíveis informações para estudantes de graduação e pós-graduação, orientações sobre o funcionamento dos restaurantes e bibliotecas, e principais regulamentações das instâncias superiores da Universidade para esse semestre letivo.

O guia para estudantes, pensado para compartilhamento em dispositivos móveis, especialmente celulares, traz explicações sobre quem fará as disciplinas híbridas, a capacidade das salas de aula, a rotina de cuidados pessoais e a atenção aos espaços físicos, além de orientações sobre o que fazer em caso de suspeita de contaminação pelo vírus.

Também é possível encontrar, de forma on-line, as peças de sinalização que indicam necessidade de distanciamento e incentivam a adoção de posturas que evitam a disseminação da covid-19. Os arquivos estão disponíveis para download e podem ser utilizados pelos centros de ensino e departamentos.

“A equipe da Supec tem atuado de forma contínua na produção de conteúdos de informação e orientação a toda a comunidade universitária e, neste período da pandemia, vem cumprindo o plano de comunicação que foi previsto no Plano de Contingência da Ufes. Buscamos sempre trabalhar com a perspectiva da comunicação pública e da comunicação integrada, recorrendo aos meios mais acessados pela comunidade universitária para que se garanta o acesso à informação de forma efetiva”, explicou a Superintendente de Comunicação da Ufes, Ruth Reis.

 

Redes

A estratégia de comunicação pensada pela equipe de publicitários e jornalistas da Supec também envolveu outros formatos, produzidos para redes sociais, rádio, televisão e internet.

Ao longo das últimas semanas, o Portal da Ufes tem divulgado reportagens com o selo “Earte+híbrido”, sobre os principais aspectos do modelo de ensino, as adequações feitas na infraestrutura dos campi, o funcionamento de espaços, como restaurantes e bibliotecas, entre outros assuntos.

Nos perfis oficiais da Ufes nas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter), serão realizadas postagens para conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância de manutenção dos cuidados preventivos, bem como campanhas de incentivo à vacinação.

Vídeos que orientam para o retorno gradual e seguro da comunidade acadêmica e conteúdos de boas-vindas aos estudantes foram produzidos pela TV Ufes. A equipe também conversou com a pró-reitora de Graduação, Cláudia Gontijo, sobre o início do semestre 2021/2 e divulgou as novidades do tema em sua agenda semanal. Apoiou, ainda, as transmissões ao vivo sobre o modelo Earte+híbrido e a recepção aos novos estudantes

A rádio universitária produziu informações sobre a fase 3 do Plano de Contingência para os programas Ciência Ufes e Informa104. Oito spots com a mensagem de boas-vindas também estão sendo distribuídos diariamente na programação, que pode ser ouvida sintonizando 104.7 FM, pelo site ou aplicativo da rádio, além de conferir podcasts nas plataformas Spotify e Anchor

 

 

Texto: Camila Fregona
Foto: Julia Faé (bolsista do projeto Paepe II - documentação fotográfica)