Edição especial do Ciência Ufes número 100 terá entrevista com Carlos Nobre

02/06/2022 - 11:55  •  Atualizado 03/06/2022 11:33
Compartilhe

O programa Ciência Ufes, da rádio Universitária FM 104.7, comemora 100 edições nesta sexta-feira, 3. Para celebrar a marca, o programa terá um convidado mais que especial: um dos maiores cientistas brasileiros, o pesquisador e coordenador do Instituto de Estudos Climáticos da Ufes, Carlos Nobre.

Comandado pelo jornalista da Ufes Hélio Marchioni, o Ciência Ufes número 100 contará com a participação especial da também jornalista da Ufes Lídia Neves na entrevista ao pesquisador. Carlos Nobre foi eleito recentemente membro da Royal Society, uma das mais respeitadas e antigas sociedades científicas do mundo, prestigiada instituição britânica destinada à divulgação e à promoção da ciência. Nobre é o segundo brasileiro, junto com Dom Pedro II, a ser aceito como membro da Royal Society, que seleciona seus membros a partir das contribuições científicas nas mais diversas áreas do saber.

Carlos Nobre é engenheiro eletrônico e doutor em meteorologia pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos. Dentre os diversos cargos que já exerceu, foi pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), diretor do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Ele é um dos principais pesquisadores sobre a Floresta Amazônica, as mudanças climáticas e o aquecimento global, tendo recebido diversos prêmios por sua atuação. Também é um dos autores do Quarto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC), agraciado com o Prêmio Nobel da Paz em 2007, além de pesquisador sênior do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP) e presidente do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas.

Na entrevista, Nobre aborda as questões do desmatamento amazônico, aquecimento global e mudanças climáticas, além de destacar a influência do financiamento do negacionismo científico e ambiental, no Brasil, por setores do agronegócio e pela indústria dos combustíveis fósseis no mundo.

Divulgação da ciência

Iniciado em agosto de 2019, o Ciência Ufes é um programa de divulgação da ciência, das pesquisas e das ações da Ufes que têm impacto direto na vida das pessoas. O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, às 10 horas da manhã, entrevistando pesquisadores da Ufes que produzem a ciência que está no cotidiano das pessoas.

A rádio Universitária FM está na frequência 104.7, mas também pode ser ouvida pela internet no endereço universitariafm.ufes.br. As entrevistas do Ciência Ufes estão disponíveis no site da rádio Universitária e também nas plataformas Spotify e Anchor.


Texto: Hélio Marchioni
Edição: Thereza Marinho