Estudantes apresentam resultados de suas pesquisas na Jornada de Iniciação Científica

12/11/2024 - 15:52  •  Atualizado 12/11/2024 17:47
Texto: Thaísa Mascarenhas (bolsista)     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Foto da entrada da tenda, onde há uma faixa na cor laranja, com o nome da Jornada

Começou nesta terça-feira, 12, no campus de Goiabeiras, a Jornada de Iniciação Científica, Inovação e Pós-Graduação da Ufes, realizada como parte da programação da Semana do Conhecimento. Esta é a oportunidade para que os mais de 1.300 estudantes dos cursos de graduação dos quatro campi da Ufes, vinculados ao Programa de Iniciação Científica (PIIC) da Universidade, apresentem os resultados de suas pesquisas para a comunidade universitária e para a sociedade em geral.

Pela manhã, no estacionamento ao lado do prédio da Reitoria, no campus de Goiabeiras, foram apresentadas as pesquisas dos estudantes dos campi de Goiabeiras e Maruípe, das áreas de Ciências Exatas e da Terra, e das Engenharias. Na parte da tarde, foram expostos os pôsteres da área de Ciências da Saúde.

Já nesta quarta, 13, no turno da manhã, os pôsteres exibidos serão os das áreas de Ciências Humanas e Linguísticas, Letras e Artes. No período da tarde, as exibições serão dos estudantes de Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Biológicas.

O diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Sergio Lins, ressalta que a Jornada marca o fim do ciclo de um ano desses alunos na iniciação científica. “A jornada é o momento em que estes estudantes apresentam os resultados finais dos trabalhos, que já foram revisados pelos seus orientadores e discutidos. E aqui eles têm a oportunidade de terem o feedback dos avaliadores e também de trocar com os colegas informações, experiências e até, quem sabe, ter novas ideias para outros trabalhos”, afirma.

Aprendizado

Imagem
Foto do estudante Caio Fiorotti apresentando sua pesquisa para uma estudante

Para Caio Fiorotti, estudante do oitavo período de Engenharia da Computação, que apresentou a pesquisa Desenvolvimento de ambiente de realidade virtual para treinamento de uso de prótese robótica de perna e tratamento de dor fantasma, a jornada está sendo bem rica. Ele (na foto, apresentando sua pesquisa) relata que começou a pesquisa ano passado e agora está apresentando os conhecimentos adquiridos. “Estou gostando muito da experiência e até pretendo seguir nesta área para futuras pesquisas. Passei ali pelos outros projetos e achei bem interessante”, afirma.

Christiana Campos, estudante do último período do curso de Bacharel em Geografia, realizou a apresentação da pesquisa A influência da arborização urbana na amenização da temperatura de superfície na cidade de Vitória/ES: evidências e análise. Ela enfatiza que, mesmo já sendo graduada em Geografia - Licenciatura e cursando mestrado em Educação, a participação na Jornada pela primeira vez é uma grande experiência de aprendizado. “É uma oportunidade cheia de incentivo, muito interessante e está sendo bem relevante participar”, destaca.

Alegre e São Mateus

No dia 19 de novembro, a Jornada de Iniciação Científica, Inovação e Pós-Graduação vai acontecer no campus de Alegre. Já no dia 25 de novembro, as apresentações de trabalhos serão no campus de São Mateus.

Em todos os campi, a exposição dos pôsteres estará distribuída por área de conhecimento, e será realizada das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Confira aqui a programação de todas as apresentações.

Fotos: Thaísa Mascarenhas

Categorias relacionadas