Lançamento de livro marca os 90 anos do curso de Direito da Ufes

10/12/2020 - 23:42  •  Atualizado 01/11/2022 09:17
Compartilhe

Fundada em 1930, a antiga Faculdade de Direito do Espírito Santo foi incorporada à Ufes em 1954, ano de criação da Universidade. Para celebrar esse momento em que se comemora nove décadas de trajetória do curso, está sendo lançado o livro Temas Atuais de Direito II – estudos em homenagem aos 90 anos do curso de Direito da Universidade Federal do Espírito Santo. Assinam a obra, como organizadores, os professores Gilberto Fachetti, Marco Antonio Olsen, Ricardo Gueiros e Tiago Figueiredo, do Departamento de Direito. Com 826 páginas, o livro reúne 47 artigos produzidos por professores, estudantes de graduação e de pós-graduação, ex-professores e ex-estudantes do curso.

“Trata-se de uma obra coletiva que revela as significativas contribuições do curso ao longo de sua trajetória para o exercício do Direito no Espírito Santo e no Brasil”, acentua o professor Gilberto Fachetti. Os artigos apresentam aspectos históricos do curso e transita por diferentes áreas do conhecimento jurídico. O objetivo, segundo seus organizadores, é dar visibilidade à elevada produção acadêmica da escola de Direito capixaba, desde a antiga faculdade, que foi a primeira a ser fundada no estado. “Os artigos abordam temáticas muito importantes da ciência jurídica contemporânea, com foco, também, nas questões históricas dos institutos jurídicos nos últimos 90 anos”, ressalta o professor Marco Antonio Olsen.

De acordo com o professor Ricardo Gueiros, a obra é resultado de uma parceria entre o colegiado do curso de graduação, o departamento e o Programa de Pós-Graduação em Direito Processual. “As comemorações dessa data histórica mereciam uma produção como essa, qualificada e de muito conteúdo, e isso é algo que é muito importante para a Universidade e, também, para a sociedade capixaba”, destacou. Atualmente, o curso de Direito da Ufes possui, aproximadamente, 600 estudantes matriculados na graduação e cerca de cem na pós-graduação, e conta com 34 professores vinculados ao departamento.

Destaque nacional

O curso de Direito foi fundado em 4 de outubro de 1930 e instalado em junho do ano seguinte. Sua criação estava entre os objetivos do Clã dos Estudantes de Direito, que era uma entidade estudantil criada no início da década de 1930. “Nesse percurso de 90 anos, o curso de Direito da Ufes ganhou destaque nacional, com excelentes colocações em todas as avaliações de desempenho acadêmico, o que o torna, comprovadamente, um dos melhores bacharelados do país. São conquistas que se devem ao esforço coletivo de professores, técnicos e estudantes”, salienta o professor Tiago Figueiredo.

O livro é uma publicação da Editora Brazil Publishing e pode ser adquirido aqui.

 

Texto: Luiz Vital
Edição: Thereza Marinho