Nova plataforma disponibiliza dados sobre instituições da rede federal de ensino

03/09/2021 - 17:40  •  Atualizado 08/09/2021 11:35
Compartilhe

Lançada na última quarta-feira, 1º, a plataforma Universidade 360 – Observatório da Educação Superior disponibiliza na web novas funcionalidades e conteúdos em um portal com informações atualizadas sobre as instituições que compõem a rede federal de ensino. A ferramenta, que está disponível no site do Ministério da Educação (MEC), é resultado de um projeto de pesquisa da Rede Data Science BR (DSBR), com a participação da Ufes. A plataforma disponibiliza dados sobre as instituições com foco nas áreas acadêmica, orçamentária e de pessoal.

Informações diversas estão disponíveis, como cursos, vagas de graduação e de pós-graduação, matrículas e estudantes ingressantes e concluintes, além de referências sobre as cidades e estados onde estão instaladas as instituições de ensino. A plataforma contempla cada universidade, centro universitário e faculdade da rede federal. Os indicadores, por sua vez, podem ser visualizados por série histórica, região e por instituição. As informações também são apresentadas em infográfico do mapa do Brasil, possibilitando a busca por dados ao clicar no estado ou na cidade desejada.

Também estão publicados dados sobre as previsões de recursos das programações orçamentárias, bem como sobre o que foi ou está sendo executado por instituição e por grupos de gastos. Além disso, também é possível pesquisar as despesas das instituições por meio de filtros que permitem conhecer o valor de gastos, em categorias como bolsas, materiais de consumo, alimentação, passagens, diárias, segurança, água e energia, entre outras. 

O projeto Universidade 360Observatório da Educação Superior é uma solução desenvolvida pela Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC e idealizada pela DSBR, que é liderada pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), com a participação da Ufes e das universidades federais de Viçosa (UFV) e de Pernambuco (UFPE).

Dinamismo e atualização

De acordo com o professor e pesquisador Poty Lucena, coordenador-geral da Rede DSBR, a plataforma é dinâmica e prevê atualizações constantes. “É possível implementar uma cultura organizacional necessária à administração pública na gestão da educação superior”, assinala. “A plataforma possibilita que os gestores extraiam dados importantes para as suas decisões, além de proporcionar amplo acesso e economia de tempo para o cidadão”, acrescenta.

“A plataforma se alimenta a partir de diferentes bases de dados, concentra em um só lugar informações divulgadas em diversos canais e se propõe como portal necessário de transparência e de controle social da educação superior brasileira”, aponta Silas Adolfo Potin, coordenador de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) da Ufes. “É um retrato das universidades federais, e que está a serviço da sociedade e da qualidade de governança na educação”, destaca.

 

Texto: Luiz Vital
Edição: Thereza Marinho