Personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo protagonizam peça sobre cuidados com o meio ambiente neste domingo, 14

11/07/2024 - 18:18  •  Atualizado 15/07/2024 18:11
Texto: Leandro Reis     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Cena da peça onde aparecem a Cuca, Pedrinho e o Visconde de Sabugosa

Os personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, clássico de Monteiro Lobato, chegam ao Teatro Universitário neste domingo, 14, envolvidos em uma história contemporânea. A peça Sítio do Pica-Pau Amarelo em O Mistério do Jequitibá Rosa, criada pela Dourado Produções, promete divertir o público de todas as idades e chamar atenção para os cuidados com o meio ambiente. 

O texto da peça aproveita os personagens do Sítio – como Dona Benta, Tia Anastácia e Cuca – para jogar luz sobre a tragédia ambiental de Mariana (MG), quando a barragem de Fundão foi rompida, causando a morte de pessoas e a devastação do Rio Doce, atingindo cidades mineiras e capixabas. Árvore-símbolo do Espírito Santo, o jequitibá-rosa está no centro da trama criada pelo diretor Luzivam Dourado, que escreveu a história após uma visita à cidade de Colatina, em 2015.

Na história, dois vilões – Vulcano e Urtiga – poluem o ecossistema, tentando afugentar os moradores do sítio. Incomodada com a destruição, que impede seu banho matinal, Cuca e a turma do sítio fazem uma força-tarefa para proteger o rio. A peça foi montada em 2016 e já passou por várias cidades, chegando a um público total de 50 mil pessoas, segundo a produção.

“É necessário sempre alertar a sociedade e, principalmente, as crianças sobre a importância de cuidar dos nossos rios e matas”, afirma Luzivam Dourado. “É uma história regional, com uma identidade capixaba. A plateia logo identifica que o Sítio do Pica-Pau Amarelo é no Espírito Santo, trazendo como menção o Rio Doce e localidades da região.”

Os ingressos para o espetáculo estão à venda nas Óticas Diniz (shoppings Vitória, Vila Velha, Praia da Costa e Mestre Álvaro; e Av. Central Laranjeiras), nas Lojas Origens (shoppings Vitória, Vila Velha, Praia da Costa; e na Praia do Canto e Praia de Camburi) e pelo site LeBillet.

Foto: Divulgação

Categorias relacionadas