Pesquisadores do ensino de História lançam e-book gratuito com foco na formação de professores

05/02/2021 - 12:44  •  Atualizado 08/02/2021 15:44
Compartilhe

Acaba de ser lançado o e-book O ensino de História na formação de professores: experiências com as escolas. Organizado pelos professores Douglas Christian Ferrari e Miriã Lúcia Luiz, do Centro de Educação da Ufes, juntamente com o doutor em História Fernando Viana Júnior, o livro é direcionado a professores de História da educação básica, estudantes e professores de História do ensino superior e pesquisadores que atuam na formação de professores e no ensino de História.

A obra pode ser baixada gratuitamente aqui.

“O livro reforça a relevância da aproximação entre o estagiário de História, o professor da disciplina de Estágio Supervisionado e o docente que atua na educação básica, buscando um trabalho colaborativo entre escola e universidade. O objetivo é possibilitar a superação dos desafios necessários para avançar rumo a uma educação com equidade e com qualidade”, explica o professor Douglas Ferrari.

Com 220 páginas, o livro digital está dividido em nove capítulos, cujos autores são professores, pesquisadores e estudantes de História e especialistas da área, que apresentam suas contribuições sobre o ensino de História e a formação de professores, relatando um conjunto de experiências vivenciadas no âmbito das disciplinas Estágio Supervisionado e Teoria e Prática do Ensino de História no curso de História da Ufes.

“Essas experiências, construídas a partir de perspectivas teórico-metodológicas plurais, tematizam os desafios do ensino de História na formação docente e o papel dos estágios nesse processo”, enfatiza Ferrari.

Dentre os temas abordados no e-book, estão: elementos da História, das culturas africana, afro-brasileira e local; memória, patrimônio e possibilidades de intervenção; os processos migratórios; a incorporação de diferentes linguagens no ensino de História; reflexões benjaminianas; experiências em estágios e nas escolas; identidades; experiências formativas entre escola e universidade; feira das especiarias; comunicação visual e História e música.

O professor relata ainda que as abordagens apresentadas no livro assumem um eixo comum: centralizam a formação docente na relação com os contextos escolares, privilegiando os intercâmbios entre escola e universidade, de modo a contribuir para a dimensão formativa dos sujeitos em diferentes contextos educativos.

 

Conheça o perfil dos organizadores:

Douglas Christian Ferrari de Mello - doutor e mestre em Educação pela Ufes. Graduado em Licenciatura em História e em Pedagogia. É professor adjunto do Centro de Educação da Ufes, do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE/Ufes) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Ufes).

Miriã Lúcia Luiz - doutora e mestre em Educação pelo PPGE/Ufes. Graduada em Licenciatura em História e em Pedagogia. Professora do Centro de Educação da Ufes.

Fernando Santa Clara Viana Júnior - doutor e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS) da Ufes e graduado em História também pela Ufes.

 

Texto: Jorge Medina
Edição: Thereza Marinho