SC: Ufes apresenta cursos de graduação para milhares de estudantes na Mostra de Profissões

17/10/2023 - 16:57  •  Atualizado 18/10/2023 17:15
Compartilhe

Estudantes de todo o Espírito Santo começaram a ocupar os campi de Goiabeiras e Maruípe nesta terça-feira, 17, para conhecer as atividades e instalações dos cursos de graduação da Universidade. Evento tradicional da Semana do Conhecimento (SC), a Mostra de Profissões deve receber cerca de 300 escolas públicas e particulares, totalizando mais de 15 mil secundaristas que visitarão, além dos campi de Vitória, os de São Mateus e Alegre em busca de um caminho para o mercado de trabalho. Veja a programação.

Os ônibus começaram a desembarcar os estudantes às 8 horas em frente ao Teatro Universitário, em Goiabeiras, onde foram recepcionados pela equipe da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Ao lado do Teatro, os futuros universitários puderam conhecer diversos projetos desenvolvidos na Universidade, reunidos na tenda da Jornada Integrada de Extensão e Cultura. Também receberam informações essenciais a respeito de assistência estudantil e dos programas de internacionalização da Ufes. Dali, seguiram em grupos para os centros acadêmicos e espaços de exposição, como a Biblioteca Central (BC) e o Museu de Ciências da Vida (MCV).

Sem muros

Pela primeira vez na Ufes, o estudante Guilherme Kauã de Oliveira, que cursa o 1º ano do ensino médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Elice Baptista Gaudio, da Serra, ainda não decidiu qual curso seguir. Mas já ficou impressionado com o espaço da Ufes. “É muito grande. E não tem muro, é mais livre”, disse ele.

Colega de turma de Kauã, Kayque Moraes Barbosa (foto) gostou de ver as peças do corpo humano no MCV: “Diferente de tudo”. Kayque, que só conhecia o campus de Goiabeiras de “passar em frente para jogar bola”, pretende se graduar em Direito, curso que já visitou durante a Mostra. Seu objetivo final com a graduação é passar em um concurso da Polícia Rodoviária Federal (PRF). “Acho que o Direito vai me ajudar a ter sucesso nas provas, porque o concurso da PRF é um dos mais disputados do Brasil”, afirma ele.

Além do objetivo a longo prazo, o estudante quer aproveitar a experiência de frequentar uma universidade pública, onde é possível conviver com pessoas de todas as origens e visões de mundo. “Muita gente diferente, uma galera massa”, diz.

A estudante Tainá Rodrigues Xavier já é uma “veterana” da Mostra de Profissões. Cursando o 2º ano do ensino médio no Centro Educacional Agostiniano, em Vitória, ela já frequentou o evento em outras duas outras ocasiões. “As explicações (dos monitores) foram muito boas, achei vários cursos interessantes. E também as salas, que são muito grandes”, diz.

O campus de Goiabeiras também é um atrativo para Tainá, entusiasta da natureza. “Gosto de ambientes que têm plantas e você pode ter contato com a natureza. Pode relaxar, desestressar”, diz. Ela também já conheceu a Biblioteca Central, onde visitou a ExpoVespa, que integra a Mostra de Ciências Biológicas: “Aprendi muitas coisas que eu não sabia sobre elas (vespas) e que achei legal. E a Biblioteca é legal pelo silêncio, um espaço para ler com concentração.”

Na quarta-feira, 18, Tainá vai ao campus de Maruípe para conhecer as atividades de Medicina, profissão que decidiu seguir. “Quero fazer cirurgia geral e me especializar em cardiologia”, adianta ela.

Nova cara

A pró-reitora de Graduação, Cláudia Gontijo destaca a movimentação dos secundaristas nos campi da Ufes, dando uma nova “cara” para a Universidade nesse período. “Ajuda a tornar a Ufes mais inclusiva e democrática, que é o nosso grande objetivo”, afirma.

Gontijo lembra que, além de auxiliar os estudantes na escolha da carreira profissional, a Mostra de Profissões fornece informações importantes sobre a permanência dos universitários na Ufes: “Grande parte dos estudantes não conhece as vantagens de estudar na Ufes. Eles precisam saber que a Ufes é gratuita e oferece bolsas de permanência e alimentação para estudantes de escolas públicas que tenham renda familiar abaixo de 1,5 salário mínimo.”

Programação

Parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a Semana do Conhecimento reúne a Mostra de Profissões; a Jornada Integrada de Extensão e Cultura; a Jornada de Iniciação Científica, Inovação e Pós-Graduação; e a Mostra de Ciências. As atividades são gratuitas e abertas ao público. O evento acontece em Goiabeiras e Maruípe até este sábado, 21. Já nos campi do interior do estado, as datas são diferentes: de 24 a 26 de outubro em São Mateus e de 6 a 10 de novembro em Alegre.

Confira a programação completa no hotsite do evento e acesse o perfil @ufesoficial no Instagram para ver mais imagens da Semana. 

 

Texto e fotos: Leandro Reis
Edição: Thereza Marinho