Universo no Parque aborda telescópio James Webb neste sábado, 19

17/02/2022 - 18:42  •  Atualizado 19/02/2022 20:22
Compartilhe

Telescópio James Webb e a década de revoluções na Astronomia é o tema da palestra que será ministrada neste sábado, 19, às 17 horas, pelo professor de pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Thiago Gonçalves. O evento é gratuito e faz parte do projeto Universo no Parque, do Departamento de Física da Ufes. 

Com transmissão ao vivo pelo canal do Núcleo Cosmo-Ufes no YouTube, a palestra terá aproximadamente 40 minutos de duração, além de tempo livre para perguntas. Na apresentação, o professor convidado discutirá como os avanços tecnológicos vão ajudar a conhecer melhor as origens cósmicas. Para participar, basta acessar o canal.

Lançado no fim de 2021, o telescópio espacial James Webb começou a observar neste ano as galáxias mais distantes e os processos de formação e evolução das estrelas e planetas. Desenvolvido em conjunto pela Agência Espacial Americana (Nasa), pela Agência Espacial Europeia (ESA) e pela Agência Espacial Canadense (CSA), o James Webb já está sendo considerado como pioneiro de uma série de observatórios que, ao longo da próxima década, revolucionarão o entendimento sobre o universo.

Difusão da ciência

O Universo no Parque é um projeto de divulgação científica do Departamento de Física da Ufes, desenvolvido pelo Núcleo de Astrofísica e Cosmologia (Núcleo Cosmo-Ufes) e pelo Programa de Pós-Graduação em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação (PPGCosmo). O objetivo é levar as discussões científicas sobre o universo para o grande público, de modo que sejam difundidas para a sociedade e não fiquem restritas ao meio acadêmico.

Outras informações sobre o projeto estão disponíveis no site cosmo-ufes.org e no perfil do projeto no Instagram.

Perfil do palestrante

Thiago Signorini Gonçalves possui doutorado em Astrofísica pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia/EUA, mestrado em Astronomia pelo Observatório Nacional/RJ e graduação em Física pela UFRJ. Atualmente é professor de pós-graduação da UFRJ. Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Astrofísica Extragalática Observacional, atuando principalmente nos temas de formação e evolução de galáxias. É também coordenador do Programa de Pós-Graduação do Observatório do Valongo e coordenador de Imprensa da Sociedade Astronômica Brasileira.

 

Texto: Jorge Medina
Edição: Camila Fregona