Palestras, debate, exibição de filmes e lançamento de livro fazem parte da programação do evento Literatura e Cinema: As Urgências do Agora, organizado pelo grupo de pesquisa Crítica e Experiência Estética, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). O encontro tratará de assuntos como escrita literária, literatura e cinema e acontecerá no campus de Goiabeiras entre os dias 9 e 11 de dezembro. Na ocasião, serão exibidos os filmes Araguaia, Presente!, João Parapeito (em sessão especial) e Solanas Explicado às Crianças, obras de autoria do escritor, cineasta e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) André Queiroz, que participará de conversas com a plateia após as apresentações. A entrada é gratuita e aberta ao público.
Dos três filmes que serão apresentados na mostra, dois (Solanas Explicado às Crianças e João Parapeito) têm colaboração do PPGL e do Estúdio de Música da Ufes, que realizou a gravação, o arranjo e a mixagem de uma das músicas da trilha sonora. A execução ficou por conta do professor Gaspar Paz (autor da música Confluências, que compõe a trilha de Solanas) e da professora do PPGL Júnia Zaidan (que interpreta a música Último ato, de Camila Cristina e Floriano Santos).
“O evento mostra resultados de uma colaboração que vem se consolidando entre integrantes do grupo de pesquisa e pesquisadores de várias universidades brasileiras. A comunidade acadêmica e o público em geral terão a oportunidade de debater com o diretor e ainda acompanhar, em primeira mão aqui em Vitória, o lançamento de seus ensaios sobre cinema”, ressalta Paz, que é responsável pelo prefácio do livro-ensaio Cinema e luta de classes na América Latina, de autoria de Queiroz. A obra, que será lançada durante o evento, trata do cinema como peça motriz de disparo do pensamento crítico que toma os conflitos históricos, políticos, sociais e culturais latino-americanos sob o prisma de luta de classes na etapa atual de avanço do capitalismo.
“O evento é significativo por mimetizar o próprio caráter multiartista do professor André Queiroz, que é um excelente escritor, poeta, ensaísta, cineasta, pesquisador. Quando ele se aproxima de um tema, procura extravasá-lo em diferentes perspectivas de atuação. Ele tem um tipo de formação que é pouco comum hoje em dia”, avalia o professor.
Referências
André Queiroz é coordenador do grupo de pesquisa Cinema e Arte na América Latina, vinculado ao Instituto de Arte e Comunicação Social (Iacs/UFF), que é parceiro do PPGL em várias ações. Recentemente, seu filme Solanas Explicado às Crianças recebeu cinco prêmios pelo júri popular no Festival de Cinema de Santo André, dentre os quais estão Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz e Melhor Ator.
Atualmente, ele tem se dedicado ao estudo sobre a América Latina a partir da obra do cineasta argentino Fernando Pino Solanas e à colaboração com o projeto Vida e obra de Gerd Bornheim, desenvolvido pelo grupo de pesquisa capixaba com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). “Sua participação tem sido fundamental para o descortino da obra do filósofo brasileiro e para o estabelecimento de outras perspectivas de pesquisa”, diz Paz.
Queiroz avalia que serão dias de atividades muito ricas e diversas: “O público capixaba é sempre muito atencioso ao que se está produzindo no contemporâneo, seja no cinema, na literatura, nas artes ou na música. As referências que tenho sobre a riqueza do universo de produção artística, diverso e contínuo, assim como a acuidade da percepção crítica dos trabalhos que são desenvolvidos na Universidade, no PPGL, é expressão disso”.