O professor do Departamento de Ciências Contábeis da Ufes Carlos Roberto Vallim e as orientandas Amanda Venturim e Fábia Faria receberam o prêmio Masayuki Nakagawa de melhor artigo durante o XXXI Congresso Brasileiro de Custos/2024, realizado pela Associação Brasileira de Custos (ABC). O evento aconteceu em São Paulo, na Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi), entidade ligada à Universidade de São Paulo (USP).
Com o tema Gestão de custos e precificação dos serviços contábeis: um estudo de caso em uma empresa contábil, o artigo é resultado de uma pesquisa que buscou identificar quais são as contribuições da gestão de custos e precificação na prestação dos serviços de contabilidade, utilizando o método de custeio variável em mix de serviços.
O professor explica que, utilizando um estudo de caso em um escritório contábil, com abordagem qualitativa e quantitativa, foi possível identificar as contribuições da gestão de custos e precificação na prestação de serviços contábeis e concluir que a aplicação de mix de serviços e a formação do preço dos serviços em empresas contábeis permitiram distribuir os custos variáveis de forma mais justa para cada departamento da empresa contábil e melhorar a assertividade dos gestores no processo decisório sobre custos e preços alinhados ou ajustados às necessidades do mercado.
“A pesquisa traz uma contribuição significativa para os profissionais da contabilidade em todo o Brasil, pesquisadores, estudantes da área de contabilidade e negócios, e empresários de outras atividades que trabalham com a prestação de serviços”, afirma Vallim.
Os autores receberam uma bolsa integral para realização de pós-graduação em Gestão de Custos e Negócios pela Fipecafi/USP.
Segundo o professor, o Congresso Brasileiro de Custos é o principal evento ligado à área de custos dos setores privado e público, bem como do terceiro setor. "É o principal divulgador da produção técnico-científica da especialidade e sua relação com as áreas afins, proporcionando a interação da comunidade acadêmica – pesquisadores, professores e estudantes – com empresários, consultores, contadores, administradores, engenheiros e demais profissionais atuantes na área da Gestão de Custos", destaca.