Música é protagonista de documentários que estreiam nesta quinta-feira, 6, no Cine Metrópolis

05/02/2025 - 15:26  •  Atualizado 05/02/2025 16:21
Compartilhe
Cena do documentário sobre Luiz Melodia. O cantor aparece andando em uma rua, com carros e ônibus ao fundo

Dois documentários marcam a programação do Cine Metrópolis a partir desta quinta-feira, 6. A nova leva de estreias apresenta ao público do cinema a trajetória do cantor e compositor Luiz Melodia, narrada por sua própria voz em Luiz Melodia - No Coração do Brasil, filme vencedor do Festival Internacional de Cinema de Paraty, Festival de Cinema Sul-Americano de Bonito e do In-Edit Brasil. Além de Melodia, o Metrópolis traz à luz outras figuras históricas, desta vez em Trilha Sonora Para Um Golpe de Estado. Indicado ao Oscar de Melhor Documentário, o longa explora a relação entre a música e eventos históricos, com depoimentos e performances de músicos como John Coltrane e Nina Simone.

Dirigido por Alessandra Dorgan, Luiz Melodia - No Coração do Brasil resgata a carreira de mais de cinquenta anos do músico, contada a partir de imagens de arquivo, apresentações e entrevistas concedidas por Melodia desde os anos 1970 até sua consagração como um dos maiores nomes da música popular brasileira. A narrativa tem ainda depoimentos de amigos e parceiros musicais, a exemplo de Gal Costa e Caetano Veloso, entremeados por sucessos como Pérola Negra e Mistério da Raça.

A música também é protagonista em Trilha Sonora Para Um Golpe de Estado, de Johan Grimonprez. O documentário parte do protesto da cantora Abbey Lincoln e do baterista Max Roach, que invadiram o Conselho de Segurança das Organizações das Nações Unidas (ONU) em 1961, para denunciar o assassinato de Patrice Lumumba, primeiro-ministro da República Democrática do Congo que liderou o movimento por independência no país. Com depoimentos e apresentações de expoentes do jazz, o filme mostra a conexão da música com as críticas ao processo colonial e à expansão imperialista num contexto de Guerra Fria.

Em cartaz

O Cine Metrópolis segue exibindo até a próxima quarta-feira, 12, os filmes Kasa Branca, de Luciano Vidigal, e A Outra Forma, de Diego Guzmán.
 

Imagem
Cena de Trilha Sonora para um Golpe de Estado onde negros vestindo terno e gravata tocam em um local aberto onde muitas outras pessoas.

Confira as sinopses dos filmes em cartaz de 6 a 12 de fevereiro:

Trilha Sonora para um Golpe de Estado, de Johan Grimonprez (Bélgica/Holanda/França, 2025)

Jazz e descolonização são entrelaçados neste filme, que reescreve o episódio da Guerra Fria que levou os músicos Abbey Lincoln e Max Roach a invadirem o Conselho de Segurança da ONU, em protesto contra o assassinato de Patrice Lumumba, político que liderou a independência da República Democrática do Congo.

Luiz Melodia - No Coração do Brasil, de Alessandra Dorgan (Brasil, 2024)
Uma viagem sonora e visual, com materiais raros e inéditos de arquivo, que retrata a vida e obra do grande cantor e compositor brasileiro, Luiz Melodia. O documentário musical dá voz ao artista, que, ao abraçar sua liberdade e originalidade, desafiou as normas no mercado fonográfico e cultural brasileiro.

Kasa Branca, de Luciano Vidigal (Brasil, 2024)

Dé é um adolescente negro da periferia da Chatuba, Rio de Janeiro, que recebe a notícia de que sua avó, Almerinda, está na fase terminal da doença de Alzheimer. Ele tem a ajuda de seus dois melhores amigos, Adrianim e Martins, para enfrentar o mundo e aproveitar os últimos dias de vida com ela.

A Outra Forma, de Diego Guzmán (Brasil/Colômbia, 2022)

Em um futuro próximo, a humanidade cria um paraíso artificial quadrado, na superfície da Lua. Nele, só entra quem se adequa. Para atingir essa forma, os indivíduos usam máquinas de “quadratização”: prensas, eletrodomésticos corretivos e cirurgias que modelam seus corpos e mentes.

Confira os horários das sessões na página do Cine Metrópolis.

Categorias relacionadas