Ir para o conteúdo
GovBR

Documentário Sem Chão, vencedor do Oscar 2025, estreia no Cine Metrópolis. Confira a programação

20/03/2025 - 15:13  •  Atualizado 20/03/2025 15:31
Texto: Com informações do Cine Metrópolis     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Cena do documentário Sem Chão, onde os dois personagens aparecem sentados frente a frente, em um lugar que parece um parque destruído

A nova programação do Cine Metrópolis chega com duas estreias de peso nesta quinta-feira, 20. Vencedor do Oscar 2025 na categoria de Melhor Documentário, Sem Chão (foto principal) promete arrebatar o público com a história de um ativista palestino que documenta a destruição de sua comunidade pela ocupação israelense. Além do documentário, o Metrópolis exibe a comédia francesa Tempo Suspenso, destaque no Festival Internacional de Cinema de Berlim de 2024.

Dirigido por Yuval Abraham, Basel Adra e Hamdan Ballal, Sem Chão acompanha a aliança inusitada entre Basel Adra, um jovem militante palestino, e Yuval Abraham, um jornalista israelense, enquanto retrata as ruínas e a terra arrasada que se tornou Masafer Yatta, um conjunto de vilas palestinas localizadas na Cisjordânia ocupada. Apesar da relação de amizade entre Abraham e Yatta, as rotinas do ativista e do jornalista permanecem diferentes: enquanto o primeiro vive sob as agressões e a prisão da ocupação militar israelense, Yatta vive livre e sem restrições.

Já o autobiográfico Tempo Suspenso, dirigido por Olivier Assayas, mostra dois casais que se isolam em uma bela casa durante a pandemia de covid-19. Em meio a uma convivência sem intervalos, o ambiente seguro é dominado por um clima tenso e coloca ambos os relacionamentos em risco.

Seguem em cartaz os filmes Capitão Astúcia, O Melhor Amigo e Pequenas Coisas Como Estas.

Confira as sinopses dos filmes em cartaz no Cine Metrópolis de 20 a 26 de março:

Sem Chão, de Yuval Abraham, Basel Adra, Hamdan Ballal (Noruega/Palestina, 2024)
Durante meia década, um ativista palestino filma sua comunidade sendo destruída pela ocupação de Israel. No processo, acaba construindo uma improvável aliança com um jornalista israelense que quer se juntar à sua luta.

Cena de Tempo Suspenso, na qual dois personagens aparecem conversando sentados em uma sala de estar

Tempo Suspenso (foto), de Olivier Assayas (França, 2024)
Os irmãos Paul, um diretor de cinema, e Etienne, um jornalista musical, estão confinados na casa de campo da família, no interior da França, junto com suas parceiras Morgane e Carole. Cada cômodo e cada objeto da casa trazem as memórias da infância e seus fantasmas. Uma comédia autobiográfica.

O Melhor Amigo, de Allan Deberton (Brasil, 2025)
Após uma crise em seu relacionamento, Lucas decide viajar sozinho para Canoa Quebrada, no Ceará. Lá, ele reencontra Felipe, um antigo colega de faculdade e uma paixão do passado. Em meio ao cenário encantador de praias e sol, antigos desejos são despertados.

Capitão Astúcia, de Filipe Gontijo (Brasil, 2025)
Aos 80 anos, um antigo roteirista de quadrinhos resolve se tornar o Capitão Astúcia para salvar o mundo de um misterioso tocador de harpa laser que aparecia na TV nos anos 90. O herói arrasta o neto, o frustrado Santiago, nessa aventura. A parceria improvável se transforma em uma bela amizade conforme o neto é cativado pelo amor que o avô tem pela vida. À sua forma, Santiago se tornará um ajudante de super-herói para que o avô enfrente a velhice com a mesma valentia que encarna o Capitão Astúcia.

Pequenas Coisas Como Estas, de Tim Mielants (Estados Unidos/Irlanda/Bélgica, 2024)
Bill Furlong é um comerciante de carvão que leva uma vida simples com a família. Durante o inverno, ele faz uma descoberta perturbadora sobre um convento local e as jovens mulheres que ali vivem.

Veja os horários das sessões na página do Cine Metrópolis.

Categorias relacionadas
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.