O reitor da Ufes, Eustáquio de Castro, recebeu na manhã desta segunda-feira, 24, a visita da diretora-geral do Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/ES), Letícia Coelho. O encontro teve como objetivo firmar uma parceria entre as duas instituições para a realização de estudos de detecção de metanol e etanol em bebidas alcoólicas. As análises serão conduzidas pelo Laboratório de Análise de Bebidas de Origem Vegetal do Espírito Santo (Labeves), vinculado ao Instituto de Tecnologia da Ufes (Itufes).
De acordo com o reitor, há a possibilidade de expansão da parceria para outras áreas. “Inicialmente a conversa foi sobre a questão do metanol, para evitarmos um problema social, mas vimos que, além do estudo de bebidas, a Ufes pode ter uma parceria muito maior com o Procon/ES, envolvendo todas as questões que cercam o consumidor, do ponto de vista econômico, social e de saúde”, afirma.
Ele explica que as análises referentes à presença de metanol e etanol nas bebidas começarão a ser feitas imediatamente, com recursos próprios do Itufes, arrecadados com prestação de serviços. Do ponto de vista acadêmico, ele destaca que a cooperação deverá ser desenvolvida por meio de um projeto de extensão, o que contribuirá para o crescimento dos estudantes de graduação e de pós-graduação, que irão expandir seus conhecimentos ao desenvolverem técnicas analíticas para análises das substâncias.
Referência
Segundo a diretora-geral do Procon/ES, o instituto vê na Universidade uma possibilidade de parceria tecnicamente confiável no que diz respeito a análises laboratoriais. “A Ufes é uma grande referência nacional. Sabemos do potencial de tudo aquilo que a Universidade entrega em termos de laboratórios e de técnicas. Buscar essa parceria é estabelecer e usar aquilo que temos dentro de casa”, pontua Coelho.
Ela afirma que, com o estabelecimento da parceria, o Procon/ES visa não só proteger a saúde do consumidor como também organizar o mercado. “Quando a gente tem uma adulteração, significa que alguém está conseguindo vender mais barato e prejudicando aqueles que estão fazendo o trabalho de forma séria e organizada, dentro da legislação”, analisa.
Além do reitor da Ufes e da diretora-geral do Procon/ES, participaram do encontro o diretor de Relações Interinstitucionais, Gustavo Cardoso; o diretor do Itufes, Patrício Pires; o diretor de Fiscalização do Procon/ES, Fabrício Pancotto; e a assessora de imprensa Amanda Ribeiro, também do Procon/ES.
Foto: Tatiana Moura
Universidade Federal do Espírito Santo