Ufes tem 23 cursos com nota 4 no Coeficiente Preliminar de Curso (CPC) 2019

09/12/2020 - 16:05  •  Atualizado 10/12/2020 17:46

Em sessão virtual realizada na manhã desta quarta-feira, 9, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram os resultados do Conceito Preliminar de Curso (CPC) referente ao ano de 2019. A Ufes teve 29 cursos de graduação avaliados, dos quais 23 obtiveram nota 4, e seis, nota 3. O CPC avalia os cursos em uma escala de 1 a 5.

O Conceito é um dos indicadores de qualidade que avaliam os cursos de graduação. Para o cálculo, são considerados o conceito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), o corpo docente (percentual de mestres, doutores e regime de trabalho), infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e o valor agregado pelo processo formativo dos estudantes (informações do questionário do estudante do Enade).

Dos cursos de graduação avaliados nos quatro campi da Ufes (Goiabeiras e Maruípe, em Vitória, Alegre e São Mateus, no interior do estado), sete passaram de nota 3 para nota 4 no CPC, conquistando conceito ótimo: Farmácia (Alegre), Enfermagem (São Mateus), Engenharia da Computação (São Mateus), Medicina, Enfermagem e Obstetrícia, Engenharia de Produção e Fonoaudiologia (todos dos campi de Vitória). A comparação é em relação ao último ciclo avaliativo, realizado em 2016.

Confira abaixo a relação completa dos 29 cursos da Ufes avaliados pelo MEC.

Crescimento

A média do CPC de 2019 cresceu 0,13 ponto médio em relação ao último ciclo avaliativo. Já o Conceito Enade cresceu 0,11 ponto médio e o IDD, 0,34. Além disso, nenhum curso obteve CPC inferior a 3, o que faz com que todos estejam aptos a alcançar automaticamente a renovação de seu reconhecimento.

Para a secretária de Avaliação Institucional da Ufes, Leila Massaroni, os resultados divulgados nesta manhã demonstram que os cursos da Ufes estão acima da média, o que, segundo ela, comprova a qualidade do ensino desenvolvido pela instituição nas áreas de graduação e de pós-graduação e em atividades de extensão. “Todos os itens que compõem a nota do CPC ressaltam os investimentos da Ufes, que primam por uma excelência no ensino ministrado, associado ao comprometimento de docentes, estudantes e equipes administrativas”, ressalta a secretária.

Em 2017, 19 cursos receberam CPC 4 e, em 2019, 23 cursos tiveram essa avaliação. Por outro lado, dez cursos foram avaliados com nota 3 em 2017, enquanto em 2019 seis cursos tiveram esse resultado. “Isso reforça todo o investimento e comprometimento da Ufes por um ensino de qualidade, o que se confirma com o CPC divulgados na data de hoje”, conclui Leila Massaroni.

Veja os cursos avaliados no ciclo 2019:

Agronomia (Alegre e São Mateus)
Arquitetura e Urbanismo (Vitória)
Educação Física (Vitória)
Enfermagem (São Mateus)
Enfermagem e Obstetrícia (Vitória)
Engenharia Ambiental (Vitória)
Engenharia Civil (Vitória)
Engenharia de Alimentos (Alegre)
Engenharia da Computação (Vitória e São Mateus)
Engenharia de Produção (Vitória e São Mateus)
Engenharia Elétrica (Vitória)