Atenção gestores: aberta a consulta para o Plano de Auditoria da Ufes 2022

24/08/2021 - 13:35  •  Atualizado 01/11/2022 09:16

A auditoria é um dos mais importantes instrumentos para aprimorar a gestão pública, gerando mais transparência, corrigindo possíveis desperdícios e possibilitando melhor utilização dos recursos. Com base nesses princípios, a Ufes elabora, desde 2018, o Plano Anual de Auditoria Interna, com uma abordagem baseada em riscos organizacionais, que auxilia na previsão dos trabalhos de auditoria a serem iniciados no ano subsequente. As auditorias fornecem asseguração razoável baseada em evidências suficientes e apropriadas com o objetivo de aumentar o grau de confiança dos diversos usuários.

Para começar a elaboração do Plano de 2022, a Auditoria Interna da Ufes abriu prazo para que gestores respondam a um questionário, que funciona como uma autoavaliação de controles internos dos setores sob sua responsabilidade. Em seguida, as respostas são entregues e avaliadas pelos auditores da Ufes, que atuam de forma independente dentro da estrutura institucional da Universidade.

As consultas possuem a finalidade de medir o risco de cada área, e as que possuírem um grau mais elevado são incluídas no Plano. A chefe da Auditoria Interna da Ufes, Crisley Dalto, explica que a prioridade é auditar as áreas que possuem maior risco em relação à materialidade (aporte de recursos financeiros), à criticidade (áreas de recursos sensíveis, como tecnologias da informação) e à relevância. A avaliação é feita com base em metodologias reconhecidas internacionalmente, preconizadas pelos normativos da Controladoria-Geral da União (CGU).

Sugestões

Também são acrescentados temas propostos pela Administração Central e os que forem determinados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pela CGU. Além disso, serão analisadas e avaliadas eventuais demandas da comunidade universitária registradas no último ano na Ouvidoria da Ufes. Dessa forma, temos a contrução de um plano participativo.

O questionário de Avaliação de Controles Internos será enviado aos gestores por meio do sistema de protocolo da Ufes. Ao todo, 122 áreas serão classificadas, sendo que as que apresentarem maior risco, além das indicadas pela Administração Central, pelo TCU e pela CGU, serão incluídas no Plano de Auditoria. O prazo final para envio do Plano à CGU é 29 de outubro.

Crisley Dalto ressalta que o Plano de Auditoria é um instrumento fundamental na avaliação da gestão, mas a auditoria da Ufes não acaba aí. “O propósito é proteger e aumentar o valor organizacional e, para tanto, nós temos outros trabalhos, como monitoramentos, recomendações e acompanhamento das diligências dos órgãos externos, consultoria e assessoramento à alta Administração. Depois que é feito o planejamento, começamos a executar o que foi planejado e, mesmo após sua execução, as áreas continuam a ser monitoradas pelo tempo necessário, até que haja o cumprimento das determinações”, acrescenta.

Mais informações sobre a auditoria na Ufes estão disponíveis em https://auditoria.ufes.br/.

Texto: Vinícius Fontana
Imagem: Freepik